O cantor fez parte de mais uma edição do Festival Lula Livre, que exige a liberdade do ex-presidente Lula, preso político há mais de 500 dias, em Curitiba (PR). Diversos artistas, da Bahia e de fora do estado, estiveram voluntariamente na festa, fazendo coro aos pedidos, no Farol da Barra, um dos cartões-postais da capital baiana.

Assine o abaixo-assinado para anular os julgamentos de Lula https://lulalivre.org.br/abaixo-assinado/anulacaojulgamento/

O cantor paraibano Chico César, além de cantar os maiores sucessos da carreira, como ‘Mama África’, também aproveitou a ocasião para denunciar as arbitrariedades no Brasil. Para ele, Lula preso simboliza o momento histórico atual, em que o povo brasileiro é atacado.

“Estamos com ele, sempre. […] A injustiça feita contra ele também é feita contra os indígenas, contra os negros das periferias, com a polícia matando mais, absurdamente, contra as mulheres, a população LGBT, os trabalhadores, que estão perdendo direitos conquistados”, afirmou Chico César.

A cantora paulista Ana Cañas também fez uma apresentação no festival e denunciou o avanço do fascismo no Brasil, o que, para ela, está personificado na figura do presidente Jair Bolsonaro, a quem direcionou críticas. “Estado [é] fascista e esse presidente atual não nos representa. O Brasil não quer Bolsonaro na presidência”, disse.

Para Edson França, membro do Comitê Lula livre, o festival demonstrou que a Bahia sabe que Lula é inocente e a sua liberdade está relacionada com a democracia.

“O engajamento da área da cultura pela liberdade de Lula amplia a campanha. A cultura, a arte e o Festival mobiliza um setor que fala com milhões através das redes e show”, afirmou França.

Além de Chico e Ana, também estiveram no festival Manno Góes, Márcia Short, Ilê Aiyê, Cláudia Garcia, Sandra Simões, Ivan Huol, Nova Era, Cortejo Afro, Dão, entre outros.

Música e resistência


O Festival Lula Livre é uma realização de diversas entidades de setores progressistas da sociedade que se organizam no Comitê Estadual Lula Livre.

Participam da organização da campanha Lula livre organizações do movimento social e partidos. Entre eles, o PCdoB que esteve representado pela deputada estadual Olivia Santana. Segundo ela, o festival de música serviu para reafirmar que, o que está em jogo nas mobilizações pela liberdade de Lula, é a democracia.

“A defesa da liberdade de Lula é, também, a defesa da democracia. Quem não entende isso não entendeu nada, não sabe o que está acontecendo nesse país. Nós queremos justiça, mas a verdadeira justiça”, disse a deputada comunista.

#500DiasDeInjustiça


No último dia 20 de agosto completaram 500 dias da prisão política do ex-presidente Lula. No dia, centenas de lideranças do Brasil e do Mundo se pronunciaram em sites de redes sociais em defesa da liberdade de Lula.

A manifestação também foi mais um ato para pressionar o Supremo Tribunal Federal (STF) a julgar os recursos a favor da liberdade de Lula, encaminhados pela defesa do ex-presidente.

Faça um comentário

-Os comentários reproduzidos não refletem necessariamente a linha editorial do blog
-São impublicáveis acusações de carácter criminal, insultos, linguagem grosseira ou difamatória, violações da vida privada, incitações ao ódio ou à violência, ou que preconizem violações dos direitos humanos;
-São intoleráveis comentários racistas, xenófobos, sexistas, obscenos, homofóbicos, assim como comentários de tom extremista, violento ou de qualquer forma ofensivo em questões de etnia, nacionalidade, identidade, religião, filiação política ou partidária, clube, idade, género, preferências sexuais, incapacidade ou doença;
-É inaceitável conteúdo comercial, publicitário (Compre Bicicletas ZZZ), partidário ou propagandístico (Vota Partido XXX!);
-Os comentários não podem incluir moradas, endereços de e-mail ou números de telefone;
-Não são permitidos comentários repetidos, quer estes sejam escritos no mesmo artigo ou em artigos diferentes;
-Os comentários devem visar o tema do artigo em que são submetidos. Os comentários “fora de tópico” não serão publicados;

Postagem Anterior Próxima Postagem