Artigo do Libération sobre o governo de Jair Bolsonaro (Foto: Reprodução)


A reunião entre Jair Bolsonaro e o presidente francês Emmanuel Macron, que virou um encontro informal nesta sexta-feira (28) durante a cúpula do G20, no Japão, estaria marcada por uma espécie de ultimato climático por parte do líder europeu, segundo a imprensa do seu país.

O jornal Le Figaro destaca claramente isso em sua manchete, “Macron não assinará acordo comercial entre Mercosul e União Europeia se o Brasil abandonar o Acordo do Clima de Paris”.

Na matéria, o diário dá voz ao presidente francês, a respeito do tema: “a questão climática é tão importante quanto a social e a comercial. Não quero fazer acordos comerciais com pessoas que não seguem o Acordo de Paris e que não respeitam nossos compromissos em termos de biodiversidade”.

Já um outro artigo, publicado nesta quinta-feira (27) pelo jornal Libération, ataca mais abertamente o governo brasileiro, com o título “A lua de fel de Bolsonaro”. O texto conta como a população brasileira vem se desencantando com o presidente, graças “a um PIB que está em declínio, o desemprego acima de 12% e a economia enfrentando uma dura recessão, se não uma depressão”.

O artigo é assinado por dois sociólogos da UFRJ, Frédéric Vandenberghe e Jean-François Véran, e faz uma brincadeira em seu parágrafo inicial: “imagine um governo com Salvini, Orbán Netanyahu Le Pen, Duterte e Trump no poder todos juntos, seria uma boa metáfora para definir o novo sistema instalado quando Jair Messias Bolsonaro tornou-se presidente do Brasil”.

Depois, segue com as descrições: “o Ministério do Meio Ambiente é ocupado por um jovem defensor dos maiores interesses do agronegócio. O da Educação joga contra o seu próprio patrimônio, defendendo `escola sem partido´ e querendo se livrar do `marxismo cultural´ (…) a surpreendente ministra dos Direitos Humanos, Família e Mulher é uma evangélica fundamentalista antiaborto e antifeminista, que anuncia a chegada de uma `nova era, onde os meninos se vestem de azul e as meninas de rosa´. O ministro das Relações Exteriores quebra os códigos diplomáticos do Itamaraty e escreve num blog que apela contra o `globalismo´, e defende o retorno da civilização cristã”.


Revista Fórum

Faça um comentário

-Os comentários reproduzidos não refletem necessariamente a linha editorial do blog
-São impublicáveis acusações de carácter criminal, insultos, linguagem grosseira ou difamatória, violações da vida privada, incitações ao ódio ou à violência, ou que preconizem violações dos direitos humanos;
-São intoleráveis comentários racistas, xenófobos, sexistas, obscenos, homofóbicos, assim como comentários de tom extremista, violento ou de qualquer forma ofensivo em questões de etnia, nacionalidade, identidade, religião, filiação política ou partidária, clube, idade, género, preferências sexuais, incapacidade ou doença;
-É inaceitável conteúdo comercial, publicitário (Compre Bicicletas ZZZ), partidário ou propagandístico (Vota Partido XXX!);
-Os comentários não podem incluir moradas, endereços de e-mail ou números de telefone;
-Não são permitidos comentários repetidos, quer estes sejam escritos no mesmo artigo ou em artigos diferentes;
-Os comentários devem visar o tema do artigo em que são submetidos. Os comentários “fora de tópico” não serão publicados;

Postagem Anterior Próxima Postagem