Foto: Xinhua/Xie Huanchi Líderes da Rússia, India e China.

O consenso foi alcançado em uma reunião entre o presidente chinês, Xi Jinping, o presidente russo, Vladimir Putin, e o primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, realizada à margem da 14ª cúpula do Grupo dos Vinte (G20) na cidade japonesa de Osaka.

Xi assinalou que a ascensão do protecionismo e do unilateralismo afetou seriamente a estabilidade do cenário global, arrastou o crescimento econômico mundial e exerceu um impacto negativo que não pode ser ignorado na ordem internacional da qual dependem os países emergentes e os países em desenvolvimento.

A China, a Rússia e a Índia devem mostrar suas devidas responsabilidades internacionais e salvaguardar os interesses fundamentais e de longo prazo dos três países e da comunidade internacional, disse Xi.

Os três países precisam promover um mundo multipolar e tornar as relações internacionais mais democráticas, enfatizou Xi, pedindo a todas as partes que cumpram a carta da ONU, pratiquem o multilateralismo, adiram ao princípio de não interferência nos assuntos internos de outros países, defendam a ordem internacional com base no direito internacional e salvaguardem a igualdade e a justiça do mundo.

Ele pediu aos três países que construam uma economia mundial aberta que facilite um melhor desenvolvimento dos países emergentes e países em desenvolvimento, expandam a cooperação em rede 5G, alta tecnologia, conectividade, energia e outras áreas, promovam a liberalização e facilitação de comércio e investimento, avancem a reforma da Organização Mundial do Comércio por consenso e façam esforços para enfrentar os desequilíbrios e desigualdades no desenvolvimento econômico mundial.

Xi acrescentou que a China, Rússia e Índia precisam salvaguardar a paz e a estabilidade global e regional, defender um conceito de segurança comum, abrangente, cooperativa e sustentável, resolver questões problemáticas por meio de diálogo político, combater conjuntamente o terrorismo em todas as formas e trabalhar em conjunto para abordar os desafios globais como mudanças climáticas e segurança cibernética.

Por sua parte, Putin disse que, sob as circunstâncias atuais, Rússia, China e Índia devem estar firmemente comprometidas em defender o sistema internacional com as Nações Unidas na sua essência, salvaguardando a ordem internacional baseada no direito internacional, defendendo os princípios básicos das relações internacionais, tais como o respeito à soberania e a não interferência nos assuntos internos de outros países, e a oposição ao unilateralismo, protecionismo e sanções unilaterais.

Modi disse que é do interesse comum da Índia, China e Rússia manter o multilateralismo e as leis e regras internacionais. Os três países devem fortalecer a comunicação e a coordenação em áreas como a reforma da governança global, segurança regional e combate ao terrorismo, disse ele.

Os três líderes concordaram em manter contato próximo.

Fonte: Xinhua


Portal Vermelho

Faça um comentário

-Os comentários reproduzidos não refletem necessariamente a linha editorial do blog
-São impublicáveis acusações de carácter criminal, insultos, linguagem grosseira ou difamatória, violações da vida privada, incitações ao ódio ou à violência, ou que preconizem violações dos direitos humanos;
-São intoleráveis comentários racistas, xenófobos, sexistas, obscenos, homofóbicos, assim como comentários de tom extremista, violento ou de qualquer forma ofensivo em questões de etnia, nacionalidade, identidade, religião, filiação política ou partidária, clube, idade, género, preferências sexuais, incapacidade ou doença;
-É inaceitável conteúdo comercial, publicitário (Compre Bicicletas ZZZ), partidário ou propagandístico (Vota Partido XXX!);
-Os comentários não podem incluir moradas, endereços de e-mail ou números de telefone;
-Não são permitidos comentários repetidos, quer estes sejam escritos no mesmo artigo ou em artigos diferentes;
-Os comentários devem visar o tema do artigo em que são submetidos. Os comentários “fora de tópico” não serão publicados;

Postagem Anterior Próxima Postagem