Nesta edição: na Argentina manifestações contra o tarifaço encurralam Macri; em Cuba a transição para uma nova situação política; no Brasil, Lula e Aécio; a boa notícia que vem da Bolívia; e outros



Por Carlos Eduardo Silveira


1 - NOTÍCIAS DO MUNDO



Argentina



Página 12, Argentina



Macri no modo de controle de danos diante da reação pelos últimos aumentos de tarifas. O governo convocou urgentemente uma reunião para elaborar uma “proposta de socorro”. Depois que a oposição ficou a um voto de obter quórum para a sessão especial sobre tarifas, o governo estava trabalhando ontem à noite em uma "proposta de alívio". O presidente Mauricio Macri havia sido intransigente ("não sou mágico ou vigarista"), mas à noite já se trabalhava em uma "proposta de alívio" tarifário.



https://www.pagina12.com.ar/109147-macri-en-modo-de-control-de-danos



Página 12, Argentina



"Eles não podem continuar assim, eles têm que parar". As manifestações contra o “tarifaço” de Macri se fez sentir por toda a noite em todo o país. Nos bairros de Buenos Aires, nos subúrbios de Buenos Aires e também em diferentes províncias, de jovens a aposentados, eles saíram às ruas para expressar sua rejeição aos aumentos da tarifas de serviços públicos declarados pelo governo.



https://www.pagina12.com.ar/109135-no-pueden-seguir-asi-tienen-que-parar



Telesur, Venezuela



Eles vão marchar com velas contra as tarifas na Argentina. Do Congresso ao Obelisco, dezenas de argentinos serão mobilizados para rejeitar o aumento dos preços de vários serviços. Conhecidos como tarifaços, os aumentos contínuos causaram desconforto em grande parte da sociedade argentina.



https://www.telesurtv.net/news/marcha-velas-contra-tarifazos-macri-argentina-20180419-0003.html



La Jornada, México



Protestos na Argentina pela decisão da Macri de não cancelar os 'tarifazos'. Um “ruidazo” massivo, onde milhares e milhares de argentinos em todo o país tomaram as ruas com panelas, chifres e outros elementos, soou como uma forte resposta aos anúncios do presidente Mauricio Macri e seu gabinete para alertar que eles não voltariam atrás no taxa que sobrecarrega famílias, empresas, hospitais, cinemas, teatros, lojas, que não podem pagar suas taxas exorbitantes para serviços públicos.



http://www.jornada.unam.mx/ultimas/2018/04/18/protestas-en-argentina-por-decision-de-macri-de-no-cancelar-2018tarifazos2019-9946.html



Cuba



Diário de Notícias, Portugal



Díaz-Canel, a mudança na continuidade em Cuba.



https://www.dn.pt/mundo/interior/diaz-canel-a-mudanca-na-continuidade-em-cuba-9269994.html



Le Monde, França



O que resta da herança castrista?



http://www.lemonde.fr/international/video/2018/04/19/cuba-que-reste-t-il-de-l-heritage-castriste_5287548_3210.html



La Vanguardia, Espanha



Mudança histórica: Cuba se despede da era de Castro. A constituição do novo parlamento que culminará com o repasse do presidente Raúl Castro começa nesta quarta-feira e continua até quinta-feira.



http://www.lavanguardia.com/internacional/20180418/442665802867/cuba-adios-era-castro.html



Publico, Portugal



Cuba: o turismo é a galinha de ovos de ouro da economia cubana. O setor privado cresce com o aumento da procura de Cuba como destino turístico. No último ano, a ilha teve cinco milhões de visitantes.



https://www.publico.pt/2018/04/19/mundo/noticia/o-turismo-tornouse-a-galinha-dos-ovos-de-ouro-da-economia-cubana-1810836



Le Nouvel Observateur, França



Cuba quer o mercado ... sem o capitalismo. O presidente Raúl Castro anunciou que renunciaria em 2018. Em sua tentativa de substituí-lo, o primeiro vice-presidente Miguel Díaz-Canel nasceu um ano depois da chegada dos guerrilheiros em Havana em 1959. Tal transferência constituiria um uma pequena revolução, na esteira da que Castro tentou impulsionar para "atualizar" o modelo econômico cubano.



https://www.monde-diplomatique.fr/2017/10/LAMBERT/57967



Foreign Affairs, EUA



Cuba após os Castros.



https://www.foreignaffairs.com/articles/cuba/2018-03-28/cuba-after-castros?cid=int-fls&pgtype=hpg



OUTROS



El País, Espanha



Maduro celebra a restauração de relações diplomáticas com a Espanha. O governo venezuelano e os espanhóis concordaram com o retorno de seus embaixadores após a ruptura ocorrida em janeiro.



https://elpais.com/internacional/2018/04/19/america/1524109105_525428.html



Le Monde, França



RATP, energias, funcionários públicos ... protesto social ganha novos setores. A CGT e “Solidários” pediram quinta-feira um novo dia de mobilização interprofissional, cujo lema é a "convergência de lutas" contra a política governamental.



http://www.lemonde.fr/economie/article/2018/04/18/greves-ratp-energies-fonctionnaires-la-contestation-sociale-gagne-de-nouveaux-secteurs_5287314_3234.html



The New York Times, EUA



Coreia do Sul confirma negociações para terminar formalmente a guerra com o norte. A Coreia do Sul disse que esteve em conversações com funcionários americanos e norte-coreanos sobre a substituição do armistício de 1953 por um acordo de paz completo.



https://www.nytimes.com/2018/04/18/world/asia/north-korea-south-treaty.html?hp&action=click&pgtype=Homepage&clickSource=story-heading&module=first-column-region&region=top-news&WT.nav=top-news



The Washington Post, EUA



O Partido Republicano teme risco político em corridas no Senado enquanto a Câmara se propõe a estender cortes de impostos. Os estrategistas da campanha republicana temem que uma nova rodada de cortes de impostos na Câmara dos Representantes possa dar aos democratas do Senado nos estados hoje republicanos, os “estados vermelhos” a chance de votar neles, minando a mais forte base do Partido Republicano em estados conservadores.



https://www.washingtonpost.com/business/economy/republicans-fear-political-risk-in-senate-races-as-house-moves-to-extend-tax-cuts/2018/04/18/5eb250a4-4313-11e8-ad8f-27a8c409298b_story.html?utm_term=.33d9161b8d2a



Euronews, Portugal



Rússia acusa ocidente de não querer saber "a verdade" no caso Skripal



http://pt.euronews.com/2018/04/19/russia-acusa-ocidente-de-nao-querer-saber-a-verdade-no-caso-skripal



El Telégrafo, Equador



A pobreza chega ao nível mais baixo da história da Bolívia. A pobreza na Bolívia atingiu seu menor recorde histórico de 36,4% em 2017, comparado a 59,9% em 2006, de acordo com uma pesquisa realizada por domicílios publicada na quarta-feira, 18 de abril, pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) do país.



https://www.eltelegrafo.com.ec/noticias/mundo/8/pobreza-registrohistorico-bolivia



2 - NOTÍCIAS INTERNACIONAIS SOBRE O BRASIL



Página 12, Argentina



Pressão em Curitiba. Ataque de “barrabravas” a simpatizantes de Lula no Brasil. Os camponeses denunciaram que  torcedores de um clube de Curitiba bateram com barras de ferro integrantes do MST que acampam em solidariedade ao ex-presidente.



https://www.pagina12.com.ar/109095-apriete-en-curitiba



Página 12, Argentina



“A ocupação do triplex foi para evidenciar a farsa judicial”. Entrevista com Guilherme Boulos sobre o recente protesto contra a prisão de Lula.



https://www.pagina12.com.ar/108996-la-ocupacion-del-triplex-fue-para-evidenciar-la-farsa-judici



Diário de Notícias, Portugal



Tribunal rejeita os últimos recursos de Lula. Decisão unânime dos juízes que compõem o tribunal de Porto Alegre é vista como mera formalidade.



https://www.dn.pt/mundo/interior/tribunal-rejeita-os-ultimos-recursos-de-lula-9269365.html



RFI, França



Aécio contesta processo de corrupção no STF. Acusado de receber R$ 2 milhões ilegalmente, o senador Aécio Neves virou réu nesta terça-feira (17), acusado por corrupção e obstrução à justiça. O ex-presidenciável diz ser inocente e ataca as acusações.



http://m.br.rfi.fr/brasil/20180418-aecio-contesta-processo-de-corrupcao-no-stf-0





Carta Maior

Axact

Ronaldo

Blogueiro e livreiro, reproduzo as notícias que considero interessante para os amigos e disponíbilizo meu acervo de livros para possíveis clientes. Boa leitura e boas compras.

Poste aqui o seu comentário:

Recomendamos para você

Minha lista de blogs