Nasce o escritor francês Victor Hugo | 1802




Victor Hugo, romancista, poeta, dramaturgo, ensaísta, artista e estadista, nasceu em 26 de fevereiro de 1802, em Besançon, na França. O escritor foi um dos principais nomes do romantismo francês. Além de escrever, ele também foi um ativista pelos direitos humanos, lutando por causas como o fim da pena da morte.

Em 1823, um ano após se casar, Victor Hugo publicou seu primeiro romance, Hans da Islândia. A consagração definitiva aconteceria em 1831, ao publicar Notre-Dame de Paris (que trazia como personagem o famoso corcunda Quasímodo). Com o sucesso instantâneo do livro, Victor Hugo se transformou no mais famoso autor europeu da época.

O escritor foi forçado a deixar a França com a ascensão de Napoleão III, em 1851. Ele não voltou ao país por 20 anos.

Os Miseráveis, sua obra-prima, foi publicada em 1862, enquanto ele estava no exílio. A história passa-se na França do século XIX entre duas grandes batalhas: a Batalha de Waterloo (1815) e os motins de junho de 1832. Em cinco volumes, a obra acompanha a vida de Jean Valjean, um condenado posto em liberdade.

Quando Victor Hugo voltou a Paris, em 1870, foi louvado como um herói nacional.O escritor morreu de pneumonia aos 83 anos, em 22 de maio de 1885.

Imagem: Comte Stanisław Julian Ostroróg dit WALERY, via Wikimedia Commons


HISTORY