Ex-executivo Mendonça Neto voltou a se negar a falar a respeito do acordo que realizou com autoridades de outros países para contribuir com investigações feitas no estrangeiro sobre a Petrobras e outras empresas brasileiras.



Foto: Antonio Cruz / Agência Brasil



O delator Augusto Ribeiro de Mendonça Neto prestou depoimento na 13° Vara Federal de Curitiba, nesta segunda-feira (22), e voltou a se negar a falar a respeito do acordo que realizou com autoridades de outros países para contribuir com investigações feitas no estrangeiro sobre a Petrobras e outras empresas brasileiras.

A decisão do depoente em não responder às perguntas a ele formuladas, mesmo estando obrigado por lei a responder com a verdade a tudo que lhe fosse perguntado, gerou protestos dos advogados de defesa presentes na audiência. O juiz Sérgio Moro, porém, ignorou os protestos e permitiu que a testemunha se calasse sobre o assunto, alegando que era necessário respeitar a confidencialidade do acordo assinado por Mendonça com autoridades estrangeiras.

Durante o depoimento, o ex-executivo afirmou que as principais obras contratadas nos últimos anos pela Petrobras foram realizadas por meio de contratos licitatórios fraudulentos, em que as empresas concorrentes entravam em acordo e decidiam qual seria a vencedora em cada empreitada.

Outro depoente desta segunda-feira foi Dalton Avancini, ex-executivo da Camargo Corrêa, que também participava de reuniões com representantes de outras empreiteiras para combinar preços e vencedores em processos licitatórios promovidos pela Petrobras.

Diferentemente de Mendonça Neto, Avancini falou a respeito de uma proposta de acordo feita por autoridades do Departamento de Justiça dos Estados Unidos, que ele teria rejeitado. "A proposta dos americanos (de colaboração com a justiça daquele país) chegou aos meus advogados, mas nós não nos interessamos por ela", disse.
TWITTER FACEBOOK



Lula



Gostou do Blog? Divulgue. Curta. Compartilhe. Colabore. Aproveite os preços baixos dos livros. AQUI Últimos livros Anunciados e AQUI Tabela de Preços Promocionais
Axact

Ronaldo

Blogueiro e livreiro, reproduzo as notícias que considero interessante para os amigos e disponíbilizo meu acervo de livros para possíveis clientes. Boa leitura e boas compras.

Poste aqui o seu comentário: