A professora da PUC-RJ Gisele Cittadino fala sobre a petição pela candidatura de Lula, que começou com nomes como Chico Buarque, Beth Carvalho, Marieta Severo e Fabio Konder Comparato


arquivo pessoal

A professora e coordenadora do Programa de Mestrado e Doutorado da PUC-RJ , Gisele Cittadino é uma das articuladoras da petição pelo lançamento da pré-candidatura de Lula à Presidência da República. A iniciativa primeiro surgiu como um apoio de um grupo de artistas e intelectuais. Mas agora é um abaixo-assinado público e todos podem assinar.

“Depois de quase dois anos de um processo implacável de deslegitimação e criminalização política, chegou a hora do ex-Presidente Lula ir para o ataque”, afirma Gisele, que também é uma das autoras do livro “O Caso Lula”.

Para a professora, o lançamento da pré-candidatura seria um importante sinal, não apenas para as forças políticas que compõem as esquerdas brasileiras, mas também para todos aqueles comprometidos com algum modelo de democracia social e de defesa do estado de direito e das liberdades fundamentais.

A petição é a concretização de uma escolha que milhões de brasileiros manifestam com clareza sempre que lhe perguntam quem deve governar o país. De acordo com pesquisa CNT/MDA, realizada de 8 a 11 de fevereiro de 2017, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva lidera em todos os cenários para a eleição presidencial de 2018.

A semente para o manifesto foi plantada em outubro de 2016, quando o jornalista e escritor Fernando Morais juntou um grupo de mais de 90 intelectuais, juristas e políticos para criar um observatório que acompanhasse os processos que correm contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Em uma tentativa de replicar esse observatório pelo Brasil, Gisele recrutou um grupo com mais de 100 pessoas e criou um observatório no Rio de Janeiro. O ato de lançamento foi em sua casa e contou com a presença do ex-presidente.

Tendo esses contatos, Gisele e os outros idealizadores da petição conseguiram espalhar a notícia. “As pessoas aderiram muito rapidamente, em menos de uma semana a gente tinha mais 700 assinaturas”, conta. “Lula tem essa capacidade de agregar, em um espaço de centro-esquerda, os grupos políticos que foram apeados do poder de forma ilegítima”, defende Gisele.

O documento, que no momento do fechamento deste texto contava com quase 30 mil assinaturas, conta com o apoio de personalidades como Leonardo Boff, Chico Buarque, Marieta Severo, Eugênio Aragão, Dira Paes, João Pedro Stédile, Beth Carvalho, e o Fabio Konder Comparato, entre outros.
arquivo pessoal


Gisele, uma das autoras do livro “O Caso Lula”, presenteia o ex-presidente com exemplar do livro

Leia na íntegra o manifesto:

” CARTA DAS BRASILEIRAS E DOS BRASILEIROS

Por que LULA?

É o compromisso com o Estado Democrático de Direito, com a defesa da soberania brasileira e com os direitos já conquistados pelo povo deste País que nos faz solicitar ao ex-Presidente Luiz Inácio LULA da Silva que considere a possibilidade de lançar imediatamente sua pré-candidatura à Presidência da República, como forma de restituir ao povo brasileiro a autoestima e a autonomia perdidas.

Foi um trabalhador, filho da pobreza nordestina, que alguns anos atrás assumiu a Presidência da República e deu significado substantivo e autêntico à democracia brasileira. Com Lula descobrimos que não há democracia na fome, na ausência de participação política efetiva, sem educação e sem saúde de qualidade, sem habitação digna e sem inclusão social. Aprendemos que não é democrática a sociedade que mantém privilégios para alguns dos seus cidadãos.

Por que Lula? Porque ainda é preciso incluir muita gente e reincluir aqueles que novamente foram excluídos; porque é fundamental para o futuro do Brasil assegurar a soberania sobre o pré-sal, sobre suas terras, águas, riquezas e biodiversidade; porque o País deve voltar a ter um papel ativo na geopolítica internacional; porque é importante garantir a todos brasileiros e brasileiras uma vida digna.

O Brasil precisa de Lula!”

Clique aqui, assine a petição e compartilhe esta ideia!

Por Júlia Faria, da Agência PT de Noticias



Partido dos Trabalhadores



Gostou do Blog? Divulgue. Curta. Compartilhe. Colabore. Aproveite os preços baixos dos livros. AQUI Últimos livros Anunciados e AQUI Tabela de Preços Promocionais
Axact

Ronaldo

Blogueiro e livreiro, reproduzo as notícias que considero interessante para os amigos e disponíbilizo meu acervo de livros para possíveis clientes. Boa leitura e boas compras.

Poste aqui o seu comentário:

0 comments:

-Os comentários reproduzidos não refletem necessariamente a linha editorial do blog
-São impublicáveis acusações de carácter criminal, insultos, linguagem grosseira ou difamatória, violações da vida privada, incitações ao ódio ou à violência, ou que preconizem violações dos direitos humanos;
-São intoleráveis comentários racistas, xenófobos, sexistas, obscenos, homofóbicos, assim como comentários de tom extremista, violento ou de qualquer forma ofensivo em questões de etnia, nacionalidade, identidade, religião, filiação política ou partidária, clube, idade, género, preferências sexuais, incapacidade ou doença;
-É inaceitável conteúdo comercial, publicitário (Compre Bicicletas ZZZ), partidário ou propagandístico (Vota Partido XXX!);
-Os comentários não podem incluir moradas, endereços de e-mail ou números de telefone;
-Não são permitidos comentários repetidos, quer estes sejam escritos no mesmo artigo ou em artigos diferentes;
-Os comentários devem visar o tema do artigo em que são submetidos. Os comentários “fora de tópico” não serão publicados;