A greve de 15 de março foi como uma materialização da letra "No novo tempo" do cantor e compositor Ivan Lins.



Foto: Felipe Giubilei


Texto: Lizandra Teixeira


"No novo tempo, apesar dos castigos. De toda fadiga, de toda injustiça, estamos na briga"


A canção lançada em 1980 em fase de abertura política, após 16 anos de ditadura - encerrada somente em 1985 - ganha novo significado em 2017 após as diversas manifestações contrárias ao governo de Michel Temer.

Alunos e professores, jovens e velhos, trabalhadores rurais e operários: todos unidos em prol de uma causa, que é de todo o país. Não ter garantia de ser tratado com dignidade após anos de contribuição uniu diversos setores, e ainda que Michel Temer (PMDB) tente minimizar os atos contra suas medidas que prejudicam as camadas mais baixas da sociedade, não conseguirá ignorar por muito tempo a voz do povo.

Foto: Felipe Giubilei

Foto: Felipe Giubilei

Já não há mais negociação, e até mesmo quem apoiou o golpe de 31 de agosto contra Dilma Rousseff (PT) reconhece que a intenção do governo não era de recuperar a economia do país ou acabar com a corrupção.

"De toda injustiça, estamos na briga pra nos socorrer"


Foto: Ricardo Stuckert

Na avenida Paulista (SP), Lula discursou para os presentes e, ao se despedir, deixou subentendido que disputará as eleições. Apesar do desgaste devido às acusações de envolvimento em esquemas de pagamento de propina, o que se viu em São Paulo foi uma multidão de jovens, idosos e trabalhadores de diversas categorias saudosos da era Lula.

Embora ainda não saibamos quais serão os rumos da política nacional, cabe reconhecer que a esquerda brasileira permanece na luta constante contra as medidas apresentadas pelo governo em detrimento dos mais pobres.

Foto: Felipe Giubilei

Nas ruas, nas praças, quebrando as algemas: estudantes e trabalhadores seguem fortes para que o Brasil não volte a ser o país em que o pobre era obrigado a viver nas condições mais desumanas e aceitava isso como o destino. Ainda que parte dos brasileiros não enxerguem seus direitos sendo saqueados, serão socorridos pelas milhares de pessoas que apostam num país com mais igualdade e justiça.



Oximity



Gostou do Blog? Divulgue. Curta. Compartilhe. Colabore. Aproveite os preços baixos dos livros. AQUI Últimos livros Anunciados e AQUI Tabela de Preços Promocionais
Axact

Ronaldo

Blogueiro e livreiro, reproduzo as notícias que considero interessante para os amigos e disponíbilizo meu acervo de livros para possíveis clientes. Boa leitura e boas compras.

Poste aqui o seu comentário: