Papa Francisco diz que é melhor ser ateu do que ser católico e levar uma 'vida dupla'

Papa criticou católicos que falam uma coisa e praticam outra



ANSA


Alessandro Bianchi / Reuters



O papa Francisco pediu durante a celebração desta quinta-feira (23) que os católicos não tenham uma "vida dupla", ou seja, que não digam uma coisa e depois pratiquem outra - no que classificou como "escândalo".


"O que é o escândalo? O escândalo é dizer uma coisa e fazer outra. É a vida dupla, a vida dupla em tudo. 'Eu sou muito católico, eu vou sempre na missa, pertenço a essa e aquela associação' e por outro lado 'a minha vida não é cristã: eu não pago o certo para meus funcionários, exploro as pessoas, sou sujo nos negócios, faço lavagem de dinheiro'... vida dupla. E tantos católicos são assim e isso escandaliza", disse o Pontífice aos fiéis segundo a "Rádio Vaticano".


Prosseguindo sua linha de pensamento, Jorge Mario Bergoglio ainda questionou os fiéis, falando que "quantas vezes ouvimos que 'se é para ser católico como aquele, é melhor ser ateu'".


"E isso é um escândalo. Te destrói, te põe para baixo. E isso acontece todos os dias, basta ver os telejornais ou ler os jornais. Neles, há muitos escândalos e também grande publicidade dos escândalos. E cada um deles destrói", acrescentou.


Para exemplificar o que quis dizer, o Pontífice falou sobre o caso de uma "empresa importante" que estava à beira da falência.

Segundo Bergoglio, as pessoas precisavam de dinheiro, porque tinham os salários atrasados, e as autoridades estavam tentando solucionar o caso, para evitar uma greve justa. No entanto, não conseguiam falar com o dono da empresa, que era católico, porque ele estava de férias no Oriente Médio. "Isso é um escândalo", disse ainda.

Francisco ainda acrescentou uma passagem do Evangelho, em que um homem que chega às "portas do céus" e questiona o Senhor sobre o porquê Deus não se lembra dele, já que sempre fez "ofertas financeiras" para a Igreja.

'Sim, eu lembro', disse o Senhor. 'As ofertas que me lembro eram todas sujas. Todas roubadas dos pobres. Não te conheço'.

Essa será a resposta de Jesus a estes escandalosos que tem uma vida dupla", disse ainda.

Ao fim de sua fala, Bergoglio pediu uma reflexão de todos os cristãos presentes para que façam uma análise interior para saber se há "ações de cada um de nós como vida dupla" e pediu para que aqueles que façam isso "se convertam" imediatamente e não deixem isso "para amanhã".

Leia mais notícias em ANSA

HuffPost Brasil
Axact

Ronaldo

Blogueiro e livreiro, reproduzo as notícias que considero interessante para os amigos e disponíbilizo meu acervo de livros para possíveis cliente. Boa leitura e boas compras.

Poste aqui o seu comentário:

0 comments:

-Os comentários reproduzidos não refletem necessariamente a linha editorial do blog
-São impublicáveis acusações de carácter criminal, insultos, linguagem grosseira ou difamatória, violações da vida privada, incitações ao ódio ou à violência, ou que preconizem violações dos direitos humanos;
-São intoleráveis comentários racistas, xenófobos, sexistas, obscenos, homofóbicos, assim como comentários de tom extremista, violento ou de qualquer forma ofensivo em questões de etnia, nacionalidade, identidade, religião, filiação política ou partidária, clube, idade, género, preferências sexuais, incapacidade ou doença;
-É inaceitável conteúdo comercial, publicitário (Compre Bicicletas ZZZ), partidário ou propagandístico (Vota Partido XXX!);
-Os comentários não podem incluir moradas, endereços de e-mail ou números de telefone;
-Não são permitidos comentários repetidos, quer estes sejam escritos no mesmo artigo ou em artigos diferentes;
-Os comentários devem visar o tema do artigo em que são submetidos. Os comentários “fora de tópico” não serão publicados;

Gostou do Blog? Divulgue. Curta. Compartilhe. Colabore. Aproveite os preços baixos dos livros. AQUI Últimos livros Anunciados e AQUI Tabela de Preços Promocionais