O Globo

Manchete : Maia: reformas trabalhista e da Previdência andarão juntas
‘Temer poderá dormir tranqüilo’, diz presidente reeleito da Câmara

Deputado prevê aprovar mudanças nas aposentadorias até o fim de junho

Reeleito presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ) diz não ver problema na tramitação das reformas trabalhista e da Previdência ao mesmo tempo na Casa: "A Câmara precisa ser protagonista do processo de recuperação econômica do Brasil." Para ele, que afirma ser "100% a favor” da idade mínima, as mudanças na Previdência poderão ser aprovadas até o fim de junho. E diz que não pressionará o governo: "O presidente Temer pode dormir tranquilo" (Pág. 3)
Lula propõe diálogo
Após visita de FH, Lula disse ao presidente Temer que é hora de ex-presidentes retomarem diálogo com governo pelo país. (Pág. 7)
O mergulho do Parque Olímpico no abandono
Imunda, a piscina de aquecimento do Parque Olímpico virou criadouro de mosquitos. Apenas quatro meses após a Rio-2016, este é o retrato da degradação das instalações olímpicas, relata Carolina Oliveira Castro. Há buracos, vidros quebrados e telhados caindo. Mas não há sinal da empresa contratada pela prefeitura, sem licitação, por mais de R$ 3 milhões, para conservar as arenas. (Pág. 30)
Petróleo terá menos restrições
O governo vai reduzir a exigência de investimentos nacionais no setor de petróleo, o que deve aumentar a produção e a geração de empregos no país. Estudo mostra que, com a medida, poderão ser criados mais 70 mil postos de trabalho no setor até 2020. Pág. 17)
Dona Marisa será cremada hoje
Antes de ser cremado em cerimônia reservada para parentes e amigos, o corpo de dona Marisa Letícia, mulher do ex-presidente Lula, será velado hoje no Sindicato dos Metalúrgicos do ABC. (Pág. 8)
Ministro do STF explica proposta
O ministro do STF Luís Roberto Barroso conta em entrevista que defende a legalização das drogas de forma gradual e planejada para reduzir o poder do tráfico, mas sem "oba-oba” (Pág. 25)
‘Fezinha’ também pela internet
A Caixa planeja permitir apostas nas loterias também pela internet, para aumentar a arrecadação e tornar atrativa a abertura de capital da Lotex. (Pág. 22)


Combate ao ‘Aedes’
A BATALHA ENTRE A CIÊNCIA E O MOSQUITO

Pesquisas tentam impedir o avanço das doenças transmitidas pelo ‘Aedes aegypti’. (Caderno Especial)
------------------------------------------------------------------------------------
O Estado de S. Paulo

Manchete : OMS faz alerta sobre risco de proliferação da febre amarela
Para entidade, depois do Brasil vírus pode chegar a Argentina, Paraguai e Venezuela

Em informe publicado ontem, a Organização Mundial da Saúde (OMS) alertou para o risco de proliferação da febre amarela na América do Sul. Segundo a entidade, o vírus pode ser levado por animais para Argentina, Paraguai e Venezuela. Boletim divulgado pelo Ministério da Saúde brasileiro apontou aumento no número de casos suspeitos para 921, dos quais 161 confirmados.

O número de mortes continua a crescer dia a dia. Até ontem, eram 60. A OMS destaca que apenas o Brasil, por enquanto, tem casos confirmados do surto. No Peru e na Colômbia, os dados apontam apenas para “possíveis casos”. Ainda assim, a entidade não sugere que governos estabeleçam restrição de viagens para locais com o surto confirmado. O Centro de Controle de Doenças dos Estados Unidos sugere que os cidadãos americanos que pensam em viajar para o Brasil tomem vacina contra a doença. (Metrópole / Pág. A14)
SP registra a 7a. morte
Secretaria da Saúde confirmou a 7a. morte por febre amarela em território paulista. Em cinco desses casos, o paciente havia viajado para Minas Gerais. (Pág. A14)
Mulher de Lula morre aos 66 anos em SP
Marisa Letícia Lula da Silva morreu ontem, aos 66 anos, no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. A mulher do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva estava internada desde 24 de janeiro, após sofrer acidente vascular cerebral. O corpo será velado a partir das 9 horas de hoje na sede do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, em São Bernardo do Campo - local onde ela conheceu Lula, no início da década de 1970 -, e cremado às 15 horas no Cemitério Jardim da Colina. (Política / Pág. A9)
Conselheira influente
Casada com Lula por quase 43 anos, Marisa Letícia sempre exerceu influência sobre o então presidente. No Planalto, quando ele tinha dúvidas, a consultava. (Pág. A9)
Oposição tenta barrar foro privilegiado a Moreira Franco
Partidos de oposição vão à Justiça tentar barrar a nomeação de Moreira Franco (PMDB) para a Secretaria-Geral da Presidência. Moreira é citado na Lava Jato e, ao virar ministro, ganhou foro privilegiado. Caso passe a responder a processo, deverá ser julgado pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Ao oficializar o nome de seu amigo como ministro, o presidente Michel Temer disse que o ato era uma “mera formalização”. (Política / Págs. A4 e A5)
Análise - Marcus André Melo
Governo mostra força e fraqueza

Governo de Michel Temer demonstrou força com eleição de Rodrigo Maia para a presidência da Câmara, mas expôs sua fragilidade com a criação de um ministério para um dos seus próceres, visando a protegê-lo da Lava Jato. (Pág. A4)
Com mais voos, Congonhas devese r gerido por ‘Nova Infraero’
Único grande aeroporto brasileiro que registrou crescimento de passageiros nos últimos anos, Congonhas terá seu número de pousos e decolagens aumentado. Também deve ser o principal ativo de uma “Nova Infraero” em estudo no governo. Segundo o secretário de Aviação Civil, Dario Rais Lopes, essa nova empresa de gestão aeroportuária deve responder ainda pela gestão do Santos-Dumont, no Rio, e dos aeroportos de Curitiba e Manaus. (Economia / Págs. B1 e B3)
Justiça libera aumento da tarifa de ônibus intermunicipais
O presidente do Tribunal de Justiça, Paulo Mascaretti, liberou a gestão Geraldo Alckmin para reajustar tarifas de ônibus intermunicipais da EMTU. A medida não vale para o ABC. Já o Superior Tribunal de Justiça manteve veto ao reajuste da integração de metrô e trens com ônibus da capital. (Metrópole / Pág. A15)
João Domingos
Temer tem pressa. Ou aprova as reformas ou entrega o País com um futuro sombrio pela frente. (Política / Pág. A6)
NOTAS & INFORMAÇOES
Uma parceria promissora

Legislativo e Executivo devem caminhar juntos para resgatar a economia do atoleiro. (Pág. A3)

Recompor a indústria

Aumento da produção industrial em dezembro foi a melhor surpresa deste início de ano. (Pág. A3)
------------------------------------------------------------------------------------
Folha de S. Paulo

Manchete : EUA cancelam 60 mil vistos de sete países muçulmanos
Trump ordena também o desmonte de restrições a Wall Street pós-crise de 2008

Cerca de 60 mil vistos já foram cancelados desde o decreto anti-imigração assinado pelo presidente norte-americano, Donald Trump, no último dia 27. A medida atinge cidadãos de sete países de maioria muçulmana “com tendências de terrorismo”, entre eles Irã e Síria. Em 2015, os EUA emitiram, ao todo, 11 milhões de vistos de entrada.

A Casa Branca afirma que as medidas são necessárias para aumentar a eficiência da vigilância e evitar a entrada de terroristas no país. Na sexta (3), um juiz federal suspendeu temporariamente as restrições migratórias. O governo deve recorrer. Trump também iniciou o desmonte de restrições aplicadas a Wall Street por Barack Obama após a crise financeira de 2008. As instituições foram responsabilizadas pelo colapso global.

Caso a revisão da lei de reforma do sistema financeiro seja aprovada pelo Congresso, haverá redução do controle sobre bancos e corretoras. Segundo o presidente dos EUA, a mudança levaria à expansão de crédito mais barato e, por conseqüência, à criação de vagas de trabalho. Trump ordenou ainda revisão da regra que obriga consultores de investimento a agir no melhor interesse dos clientes. (Mundo A10 e Mercado A15)
Partidos pedirão a Fachin quebra de sigilo de delações
Dirigentes de partidos da base do governo Temer vão pedir ao ministro Edson Fachin, novo relator da Lava Jato no Supremo, o fim do sigilo de delações premiadas.
O pleito visa o acordo de colaboração firmado pela Odebrecht. Segundo PMDB, PSDB e PSD, o objetivo ê encerrar o “linchamento público” via vazamentos. (Poder A4)
Eleição na Câmara não rachou base, diz Rodrigo Maia
O presidente reeleito da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), afirmou à Folha não crer que a disputa pelo comando da Casa causou racha na base aliada, como relatam deputados do “centrão”. Maia, porém, disse ter alertado o presidente Michel Temer a cuidar do apetite do próprio partido, o PMDB. (Poder A8)
ANÁLISE - M. ALENCASTRO
Cenário eleitoral na França aponta para a ruptura política

Com a falta de nomes fortes e hegemônicos, a emergência de Macron, um candidato atípico, e a densificação do eleitorado das candidaturas antissistema, as eleições presidenciais de 2017 prometem ser um momento de ruptura na história política da França. (Mundo A13)
Turbulência marca relação da Fapesp com gestão Alckmin (Ciência B7)

Editoriais
“Nomeação infeliz”, acerca de foro privilegiado dado por Temer a Moreira Franco, e “Regra de três”, sobre verbas e resultado do ensino em São Paulo (Opinião A2)
Em Brasília, presidente Michel Temer empossa Luislinda Valois, considerada a primeira juíza negra do país, como ministra dos Direitos Humanos; filiada ao PSDB, baiana de 75 anos é a única mulher a comandar um ministério (Poder A5)

Morre aos 66 Marisa Letícia, mulher do ex-presidente Lula
Marisa Letícia Lula da Silva, primeira-dama do Brasil de 2003 a 2010, morreu aos 66 anos, em São Paulo, às 18h57 desta sexta-feira (3). Ela estava internada desde o dia 24, quando passou por cirurgia após um AVC.

Discreta, a mulher do petista nunca quis ter protagonismo na política. (Poder A6)
Morre aos 66 Marisa Letícia, mulher do ex-presidente Lula
Marisa Letícia Lula da Silva, primeira-dama do Brasil de 2003 a 2010, morreu aos 66 anos, em São Paulo, às 18h57 desta sexta-feira (3). Ela estava internada desde o dia 24, quando passou por cirurgia após um AVC.

Discreta, a mulher do petista nunca quis ter protagonismo na política. (Poder A6)
------------------------------------------------------------------------------------

Axact

Ronaldo

Blogueiro e livreiro, reproduzo as notícias que considero interessante para os amigos e disponíbilizo meu acervo de livros para possíveis clientes. Boa leitura e boas compras.

Poste aqui o seu comentário: