Matemático russo ficou consagrado com suas descobertas relacionadas às geometrias não-euclidianas


Morre em Kazan no dia 24 de fevereiro de 1856 Nikolái Ivánovich Lobachevski, matemático ruso do século XIX. Foi considerado por William Clifford, matemático inglês, como o 'Copérnico da geometria', em virtude de suas descobertas relacionadas às chamadas "geometrias não-euclidianas".

Nas funções de bibliotecário, foi considerado o verdadeiro organizador da Universidade de Kazan - chegando a salvar o prédio de um incêndio, ocorrido em 1842, responsável pela destruição de quase metade da cidade, inclusive de alguns dos grandes edifícios da universidade.

Lobachevsky trabalhou em álgebra, nomeadamente nas aproximações numéricas às raízes das equações algébricas. No entanto, a sua fama provém do fato de ter sido o primeiro matemático a publicar a descrição de uma geometris não-euclidiana. Esta é referida como a geometria hiperbólica.

Entre suas principais realizações se encontra a demonstração de varias conjecturas relacionadas com o cálculo tensorial aplicados a vetores no ‘espaço de Hilbert’.

Foi um dos primeiros matemáticos que aplicou um tratamento crítico aos postulados fundamentais da geometría euclidiana.

Nasceu em Nizhni Novgorod em 2 de novembro de 1792. Estudou na Universidade de Kazan. Lecionou nesta universidade desde 1812 até 1846, chegando à cátedra de matemática em 1823.

Independentemente do húngaro Janos Bolyyai e do alemão Carl Friedrich Gauss, Lobachevski descubrió un sistema de geometría não euclidiana. Antes de Lobachesvski, os matemáticos tentavam deducir o Quinto Postulado de Euclides a partir de outros axiomas.

No entanto, Lobachevsky dedicou-se a desenvolver uma geometría na qual o quinto postulado poderia não ser certo, ou melhor, não ser válido. Para tanto, entre outyras questões, propôs um sistema geométrico baseado na hipótese do ângulo agudo, segundo o qual, em um plano e por um ponto fixo passam pelo menos duas paralelas e uma reta. Na realidade, tal solução trouxe a noção da existencia de triángulos curvos.

Entre suas obras destacam-se "Sobre os Principios da Geometria" (1829) e "Geometria Imaginária" (1835).



Opera Mundi
Axact

Ronaldo

Blogueiro e livreiro, reproduzo as notícias que considero interessante para os amigos e disponíbilizo meu acervo de livros para possíveis cliente. Boa leitura e boas compras.

Poste aqui o seu comentário:

0 comments:

-Os comentários reproduzidos não refletem necessariamente a linha editorial do blog
-São impublicáveis acusações de carácter criminal, insultos, linguagem grosseira ou difamatória, violações da vida privada, incitações ao ódio ou à violência, ou que preconizem violações dos direitos humanos;
-São intoleráveis comentários racistas, xenófobos, sexistas, obscenos, homofóbicos, assim como comentários de tom extremista, violento ou de qualquer forma ofensivo em questões de etnia, nacionalidade, identidade, religião, filiação política ou partidária, clube, idade, género, preferências sexuais, incapacidade ou doença;
-É inaceitável conteúdo comercial, publicitário (Compre Bicicletas ZZZ), partidário ou propagandístico (Vota Partido XXX!);
-Os comentários não podem incluir moradas, endereços de e-mail ou números de telefone;
-Não são permitidos comentários repetidos, quer estes sejam escritos no mesmo artigo ou em artigos diferentes;
-Os comentários devem visar o tema do artigo em que são submetidos. Os comentários “fora de tópico” não serão publicados;