Estudo mostra que Japão é o país que possui a maior dívida per capita do mundo e, a Libéria, a menor. Todas as nações no topo do ranking são desenvolvidas, e um dos motivos é a confiança que investidores depositam nelas.






Imagine quantos dólares cada habitante teria que pagar para quitar a dívida pública de seu país? O site de informações de custos HowMuch.Net fez o cálculo e, segundo os dados, o Japão é o país que possui a maior dívida per capita do mundo: 85,7 mil dólares.

Já na Libéria, país que apresenta o menor valor per capita no ranking, cada habitante teria que desembolsar 27,4 dólares para quitar o débito nacional.

No Brasil, cada habitante teria que pagar 5,7 mil dólares (cerca de 18,2 mil reais) para saldar a dívida pública. Ainda de acordo com o site, o débito do país corresponde a entre 60%-100% do Produto Interno Bruto (PIB).

O estudo mostra uma tendência bem clara: nações mais ricas têm mais dívidas. Dessa forma, as pessoas que vivem em países desenvolvidos teriam que pagar mais para quitar o débito nacional, enquanto os cidadãos que vivem em nações subdesenvolvidos devem menos.

Investidores confiam mais nos países ricos


O Japão acumula dívidas desde o fim do "milagre econômico" nos anos 1990. Outro país, a Irlanda, se destaca no ranking, sendo que cada irlandês teria que desembolsar 67,1 mil dólares para o país pagar seu débito nacional.

Todos os outros países que aparecem no topo da lista são desenvolvidos – como os EUA, Bélgica, Áustria, Reino Unido, Itália e Alemanha. Um dos motivos é a maior confiança dos investidores de que vão receber de volta o dinheiro emprestado.

Os países com a menor dívida por pessoa são relativamente pobres. Além da Libéria (27,4 dólares), a lista inclui a República Democrática do Congo (90,7 dólares por pessoa) e o Haiti (204,3 dólares). Geralmente, os investidores não estão dispostos a oferecer empréstimos a essas nações por medo de calote.

Há poucas exceções à tendência de países mais pobres devendo, per capita, um valor baixo: Taiwan é, relativamente, um país rico com uma grande economia em comparação ao tamanho de sua população, mas a dívida de cada cidadão corresponderia a somente 7,2 mil dólares.

Países onde as dívidas por habitantes são as maiores:


Japão: 85,7 mil dólares por habitante

Irlanda: 67,1 mil dólares

Cingapura: 56,1 mil dólares

Bélgica: 44,2 mil dólares

EUA: 42,5 mil dólares

Canadá: 42,1 mil dólares

Itália: 40,5 mil dólares

Islândia: 39,7 mil dólares

Áustria: 38,7 mil dólares

Reino Unido: 36,2 mil dólares

Países onde as dívidas por habitantes são as menores:


Libéria: 27,4 dólares por habitante

Tajiquistão: 50,6 dólares

República Democrática do Congo: 90,7 dólares

Burundi: 97,6 dólares

Kiribati: 126,9 dólares

Malauí: 172,3 dólares

Uzbequistão: 177,1 dólares

Uganda: 194,2 dólares

Haiti: 204,3 dólares

Mali: 207,5 dólares

DW.COM
Axact

Ronaldo

Blogueiro e livreiro, reproduzo as notícias que considero interessante para os amigos e disponíbilizo meu acervo de livros para possíveis cliente. Boa leitura e boas compras.

Poste aqui o seu comentário:

0 comments:

-Os comentários reproduzidos não refletem necessariamente a linha editorial do blog
-São impublicáveis acusações de carácter criminal, insultos, linguagem grosseira ou difamatória, violações da vida privada, incitações ao ódio ou à violência, ou que preconizem violações dos direitos humanos;
-São intoleráveis comentários racistas, xenófobos, sexistas, obscenos, homofóbicos, assim como comentários de tom extremista, violento ou de qualquer forma ofensivo em questões de etnia, nacionalidade, identidade, religião, filiação política ou partidária, clube, idade, género, preferências sexuais, incapacidade ou doença;
-É inaceitável conteúdo comercial, publicitário (Compre Bicicletas ZZZ), partidário ou propagandístico (Vota Partido XXX!);
-Os comentários não podem incluir moradas, endereços de e-mail ou números de telefone;
-Não são permitidos comentários repetidos, quer estes sejam escritos no mesmo artigo ou em artigos diferentes;
-Os comentários devem visar o tema do artigo em que são submetidos. Os comentários “fora de tópico” não serão publicados;

Gostou do Blog? Divulgue. Curta. Compartilhe. Colabore. Aproveite os preços baixos dos livros. AQUI Últimos livros Anunciados e AQUI Tabela de Preços Promocionais