Estudo mostra que Japão é o país que possui a maior dívida per capita do mundo e, a Libéria, a menor. Todas as nações no topo do ranking são desenvolvidas, e um dos motivos é a confiança que investidores depositam nelas.






Imagine quantos dólares cada habitante teria que pagar para quitar a dívida pública de seu país? O site de informações de custos HowMuch.Net fez o cálculo e, segundo os dados, o Japão é o país que possui a maior dívida per capita do mundo: 85,7 mil dólares.

Já na Libéria, país que apresenta o menor valor per capita no ranking, cada habitante teria que desembolsar 27,4 dólares para quitar o débito nacional.

No Brasil, cada habitante teria que pagar 5,7 mil dólares (cerca de 18,2 mil reais) para saldar a dívida pública. Ainda de acordo com o site, o débito do país corresponde a entre 60%-100% do Produto Interno Bruto (PIB).

O estudo mostra uma tendência bem clara: nações mais ricas têm mais dívidas. Dessa forma, as pessoas que vivem em países desenvolvidos teriam que pagar mais para quitar o débito nacional, enquanto os cidadãos que vivem em nações subdesenvolvidos devem menos.

Investidores confiam mais nos países ricos


O Japão acumula dívidas desde o fim do "milagre econômico" nos anos 1990. Outro país, a Irlanda, se destaca no ranking, sendo que cada irlandês teria que desembolsar 67,1 mil dólares para o país pagar seu débito nacional.

Todos os outros países que aparecem no topo da lista são desenvolvidos – como os EUA, Bélgica, Áustria, Reino Unido, Itália e Alemanha. Um dos motivos é a maior confiança dos investidores de que vão receber de volta o dinheiro emprestado.

Os países com a menor dívida por pessoa são relativamente pobres. Além da Libéria (27,4 dólares), a lista inclui a República Democrática do Congo (90,7 dólares por pessoa) e o Haiti (204,3 dólares). Geralmente, os investidores não estão dispostos a oferecer empréstimos a essas nações por medo de calote.

Há poucas exceções à tendência de países mais pobres devendo, per capita, um valor baixo: Taiwan é, relativamente, um país rico com uma grande economia em comparação ao tamanho de sua população, mas a dívida de cada cidadão corresponderia a somente 7,2 mil dólares.

Países onde as dívidas por habitantes são as maiores:


Japão: 85,7 mil dólares por habitante

Irlanda: 67,1 mil dólares

Cingapura: 56,1 mil dólares

Bélgica: 44,2 mil dólares

EUA: 42,5 mil dólares

Canadá: 42,1 mil dólares

Itália: 40,5 mil dólares

Islândia: 39,7 mil dólares

Áustria: 38,7 mil dólares

Reino Unido: 36,2 mil dólares

Países onde as dívidas por habitantes são as menores:


Libéria: 27,4 dólares por habitante

Tajiquistão: 50,6 dólares

República Democrática do Congo: 90,7 dólares

Burundi: 97,6 dólares

Kiribati: 126,9 dólares

Malauí: 172,3 dólares

Uzbequistão: 177,1 dólares

Uganda: 194,2 dólares

Haiti: 204,3 dólares

Mali: 207,5 dólares

DW.COM
Axact

Ronaldo

Blogueiro e livreiro, reproduzo as notícias que considero interessante para os amigos e disponíbilizo meu acervo de livros para possíveis clientes. Boa leitura e boas compras.

Poste aqui o seu comentário: