por Alfeu

A empresa de Thomas Edison era uma verdadeira usina de patentes, com invenções e desenvolvimento de equipamentos já existentes feitos por ele e seu grupo de engenheiros. O cinetoscópio foi uma dessas invenções que gerou duas coisas muito interessantes; o primeiro foi quando ao colocar esse aparelho ao público Edison teve a idéia que permanece até hoje, cobrar antes de oferecer o serviço, o segundo despertou nele a sanha monopolista em tudo que se relacionava com o cinema.


As produtoras que não aceitavam a situação saíram de Nova Iorque e pegaram uma diagonal e foram para na California pela luz intensa do lugar, própria para as filmagens e para ficarem mais distante possível das garras do famoso inventor.  
          


Anos depois, Chaplin filma em 1917 Easy Street (Rua da Paz), da fase da Mutual, considerado por muitos o seu primeiro grande classico. O filme destaca duas instituições: a igreja e a policia. Chaplin já era um artista bem remunerado e a produção de suas obras bem acabadas, todavia ele utiliza alguns atores do elenco  em vários papéis, ora como missionário, ora como policial. Isso era proposital, não por limites de verbas, já que para Chaplin as instituições retratadas eram canais de repressão e alienação, agiam com o mesmo objetivo garantindo a paz do lugar. Um completava o outro. Como o brigão da rua, algoz da polícia, que acaba como frequentador da igreja, até o Vagabundo entra num culto  e é convencido pela filha do missionario a tomar um rumo na vida, e ele entra na policia.
_
Passados um século, caso Chaplin resolvesse  filmar o mesmo tema e que poderia se chamar "Pais de Paz", os atores teriam um trabalho estafante pois teriam que se desdobrar em representar os membros do ministério público, juízes, deputados, senadores, Fiesp, ruralistas, etc... e sobretudo profissionais da mídia.



GGN
Axact

Ronaldo

Blogueiro e livreiro, reproduzo as notícias que considero interessante para os amigos e disponíbilizo meu acervo de livros para possíveis clientes. Boa leitura e boas compras.

Poste aqui o seu comentário: