Polícia do Paquistão escolta Sharbat Gula na saída do hospital, antes de ser levada para a fronteira 

Sharbat Gula, refugiada afegã de olhos verdes imortalizada em uma capa da revista National Geographic em 1985, foi deportada do Paquistão após ser condenada pelo uso de documento falso.

Gula foi entregue às autoridades do Afeganistão na fronteira, juntamente com seus quatro filhos, após cumprir 15 dias de prisão em um hospital da cidade paquistanesa de Peshawar, onde recebeu tratamento para hepatite C.

Por ser bastante famosa em seu país, ela foi recebida em Cabul pelo presidente do Afeganistão, Ashraf Ghani.

Conhecida como "a menina afegã", Gula fugiu da ocupação soviética no Afeganistão quando era criança. Na época, ela e milhões de afegãos buscaram refúgio em países vizinhos, como Irã e Paquistão.





Image copyright AP Photo/B.K. Bangash, File Image caption Capa tornou Gula, então com 12 anos, a face pública do drama dos refugiados afegãos nos anos 80

Após sua prisão, no dia 23 de outubro, Gula, que está com 44 anos e tem vários filhos, se declarou culpada de todas as acusações e foi multada em 110.000 rúpias (US$ 1.100).

O Paquistão impõe sérias restrições para a emissão de carteira de identidade - documento necessário para abrir uma conta no banco ou comprar um imóvel, por exemplo. Desde que foram emitidos pela primeira vez, na década de 70, os documentos só podem ser concedidos a cidadãos paquistaneses.

Gula teria usado um documento de identidade falso. Ela foi condenada a duas semanas de detenção e deportação.

Image copyright Foto AFP Image caption Gula (de azul, no meio) foi recebida pelo presidente afegão, Ashraf Ghani (à dir.)

O Paquistão começou a apertar o cerco a refugiados que vivem no país em meio à rápida deterioração das relações com do país com o Afeganistão e a Índia.

A célebre imagem de Gula foi feita pelo renomado fotógrafo Steve McCurry, em 1984, em um campo de refugiados no noroeste do Paquistão, durante a ocupação soviética do Afeganistão. Aos 12 anos, Gula se tornou protagonista de uma das capas de revista mais famosas da história.

O fotógrafo a reencontrou 17 anos depois, vivendo na região de Tora Bora, no Afeganistão. Mais tarde, Gula voltou para o Paquistão e os dois mantiveram contato. McCurry disse que contratou um advogado para ela após a prisão.

BBC Brasil

Axact

Ronaldo

Blogueiro e livreiro, reproduzo as notícias que considero interessante para os amigos e disponíbilizo meu acervo de livros para possíveis clientes. Boa leitura e boas compras.

Poste aqui o seu comentário:

0 comments:

-Os comentários reproduzidos não refletem necessariamente a linha editorial do blog
-São impublicáveis acusações de carácter criminal, insultos, linguagem grosseira ou difamatória, violações da vida privada, incitações ao ódio ou à violência, ou que preconizem violações dos direitos humanos;
-São intoleráveis comentários racistas, xenófobos, sexistas, obscenos, homofóbicos, assim como comentários de tom extremista, violento ou de qualquer forma ofensivo em questões de etnia, nacionalidade, identidade, religião, filiação política ou partidária, clube, idade, género, preferências sexuais, incapacidade ou doença;
-É inaceitável conteúdo comercial, publicitário (Compre Bicicletas ZZZ), partidário ou propagandístico (Vota Partido XXX!);
-Os comentários não podem incluir moradas, endereços de e-mail ou números de telefone;
-Não são permitidos comentários repetidos, quer estes sejam escritos no mesmo artigo ou em artigos diferentes;
-Os comentários devem visar o tema do artigo em que são submetidos. Os comentários “fora de tópico” não serão publicados;