Excêntrico para a sua época e extremamente talentoso, o escritor Oscar Wilde morria em um dia como hoje, no ano de 1900, no exílio, em Paris, na França. Nascido no dia 16 de outubro de 1854, em Dublin, na Irlanda, ele foi novelista, poeta, crítico, dramaturgo e um grande expoente do esteticismo. Em 1884, já em Londres, ele se casou com uma irlandesa muito rica, Constance Lloyd, com quem teve dois filhos e se dedicou exclusivamente à literatura. A partir de 1892 veio o sucesso, a fama e o dinheiro. Ele escreveu clássicos da dramaturgia britânica como O leque de Lady Windermere (1892), Salomé (1893), Uma Mulher sem Importância (1893), Um Marido Ideal e A importância de ser Prudente (ambas de 1895). Também publicou contos como O Príncipe Feliz e O Rouxinol e a Rosa e O crime de Lord Artur Saville. Wilde ainda conquistou grande prestígio com o único romance que escreveu, o clássico da literatura O Retrato de Dorian Gray.

Sua vida, contudo, sofreu uma reviravolta terrível em um caso que provocou grande polêmica na época. No dia 25 de maio de 1895, Wilde foi levado para prisão de Reading Gaol (como era conhecida na época), na Inglaterra, após ser condenado por sodomia. O famoso escritor passou a ser também conhecido por sua vida íntima por conta de uma briga na Justiça com Sir John Sholto Douglas, cujo filho estava se relacionando com Wilde. A homossexualidade era um crime grave e tabu social naquele momento no Reino Unido. Wilde dizia que ele vivia um "amor que não ousa dizer seu nome" e acabou condenado a dois anos de serviços forçados. Na cadeia, produziu, entre outros escritos, De Profundis, o clássico anarquista A Alma do Homem sob o Socialismo e a célebre Balada do Cárcere de Reading. Depois de solto, morreu no exílio, três anos mais tarde, aos 45 anos.

Imagem: Napoleon Sarony [Domínio Público], via Wikimedia Commons

CLIQUE AQUI E SAIBA MAIS SOBREA HISTÓRIA DE OSCAR WILDE

Hoje na História
Axact

Ronaldo

Blogueiro e livreiro, reproduzo as notícias que considero interessante para os amigos e disponíbilizo meu acervo de livros para possíveis clientes. Boa leitura e boas compras.

Poste aqui o seu comentário: