Uma nova operação da Polícia Federal (PF) cumpre nesta sexta-feira (21) diligências no Senado. Segundo informações da Globonews, quatro policiais legislativos foram presos suspeitos de atrapalharem as investigações da Lava Jato. A suspeita é de que os policiais que retiravam as escutas implantadas pela PF. A ação foi um pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR).

O chefe da Polícia Legislativa, Pedro Carvalho Oliveira, foi conduzido coercitivamente a depor, de acordo com informações da Agência Estado. Ele seria um dos responsáveis por ações de contrainteligência para ajudar senadores investigados pela PGR.

Segundo a Folha, o operação estaria relacionada com informações prestadas por um servidor do Senado à Justiça Federal, mas nenhum gabinete de senador foi alvo da ação.

“Foram obtidas provas de que o grupo, liderado pelo Diretor da Polícia do Senado, tinha a finalidade de criar embaraços às ações investigativas da Polícia Federal em face de senadores e ex-senadores, utilizando-se de equipamentos de inteligência”, informou a Federal em nota.

De acordo com o Estadão, os policiais investigados vão responder por corrupção privilegiada, associação criminosa armada e embaraço à investigação de infração penal que envolva organização criminosa. Se condenados por todos os crimes, as penas podem chegar a 14 anos e seis meses de prisão.

Mandados e buscas

Em comunicado, a PF informou que a operação visa desarticular associação criminosa responsável por "embaraçar a Operação Lava Jato, entre outras investigações". Estavam sendo cumpridos nove mandados judiciais, todos em Brasília, sendo quatro de prisão temporária e cinco de busca e apreensão, um deles nas dependências da Polícia do Senado.

"Foram obtidas provas de que o grupo, liderado pelo diretor da Polícia do Senado, tinha a finalidade de criar embaraços às ações investigativas da Polícia Federal em face de senadores e ex-senadores, utilizando-se de equipamentos de inteligência", afirma a PF no comunicado.


HuffPost Brasil
Axact

Ronaldo

Blogueiro e livreiro, reproduzo as notícias que considero interessante para os amigos e disponíbilizo meu acervo de livros para possíveis clientes. Boa leitura e boas compras.

Poste aqui o seu comentário:

0 comments:

-Os comentários reproduzidos não refletem necessariamente a linha editorial do blog
-São impublicáveis acusações de carácter criminal, insultos, linguagem grosseira ou difamatória, violações da vida privada, incitações ao ódio ou à violência, ou que preconizem violações dos direitos humanos;
-São intoleráveis comentários racistas, xenófobos, sexistas, obscenos, homofóbicos, assim como comentários de tom extremista, violento ou de qualquer forma ofensivo em questões de etnia, nacionalidade, identidade, religião, filiação política ou partidária, clube, idade, género, preferências sexuais, incapacidade ou doença;
-É inaceitável conteúdo comercial, publicitário (Compre Bicicletas ZZZ), partidário ou propagandístico (Vota Partido XXX!);
-Os comentários não podem incluir moradas, endereços de e-mail ou números de telefone;
-Não são permitidos comentários repetidos, quer estes sejam escritos no mesmo artigo ou em artigos diferentes;
-Os comentários devem visar o tema do artigo em que são submetidos. Os comentários “fora de tópico” não serão publicados;