Um dos piores períodos da economia norte-americana teve como data mais conhecida 24 de outubro de 1929, considerado o dia do início da Grande Depressão, também chamada de Crise de 1929. Os maus tempos persistiram ao longo da década de 1930, terminando apenas com a Segunda Guerra Mundial. Durante esta época, houve uma grande recessão, desemprego massivo e quedas drásticas na produção industrial. No dia 24 de outubro, as ações caíram assustadoramente na Bolsa de Valores de Nova York, o que provou a Quinta-Feira Negra. Assim, milhares de acionistas perderam, literalmente da noite para o dia, grandes somas em dinheiro. Os efeitos da Grande Depressão foram sentidos no mundo inteiro. Além dos EUA, foram atingidos Alemanha, Países Baixos, Austrália, França, Itália, o Reino Unido e, especialmente, o Canadá. Porém, em países pouco industrializados naquela época, como a Argentina e o Brasil, a Grande Depressão acelerou o processo de industrialização. Praticamente não houve nenhum abalo na União Soviética. Existem várias teorias para explicar os motivos da Grande Depressão, entre elas estão a da superprodução industrial após a Primeira Guerra e também a redução das reservas monetárias para conter uma suposta inflação nos EUA.



Imagem: Dorothea Lange, Farm Security Administration / Office of War Information / Office of Emergency Management / Resettlement Administration [Domínio público], via Wikimedia Commons

History
Axact

Ronaldo

Blogueiro e livreiro, reproduzo as notícias que considero interessante para os amigos e disponíbilizo meu acervo de livros para possíveis clientes. Boa leitura e boas compras.

Poste aqui o seu comentário: