Jornal GGN - A Sociedade Brasileira de Educação Matemática - SBEM, em nome de seus mais de 10 mil filiados por todo o Brasil, divulgou um manifesto em favor da educação e contra a reforma do Ensino Médio (MP 746) e a PEC 55 (antiga 241), que propõe por meio de medida provisória um congelamento de gastos públicos com a Educação.

A entidade considera essas propostas autoritárias e desrespeitosas com a sociedade civil e entende que uma mudança tão significativa quanto a Reforma do Ensino Médio não pode ser realizada de urgência, e ainda mais por meio de medida provisória, sem a devida reflexão e o amadurecimento de ideias tão necessárias.

Na outra ponta, a PEC 55 (ou 241) limitando gastos com Educação por 20 anos, promovendo, com isso, o sucateamento da educação pública, com cortes de verbas e de programas na área, além de uma desvalorização profissional do professor. Além disso, a desprofissionalização do docente trará prejuízos irreparáveis para a carreira, a formação de professores e para os estudantes.

Mídia e agentes governamentais atuais atacam o desempenho dos estudantes no Enem com críticas aos professores, como se não questionassem há muito a falta de clareza e de adequação do Ensino Médio, sempre dividido entre a preparação para a universidade e o profissionalizante, segmentando a escola em “escola para ricos” e “escola para pobres”. Nas duas vertentes, entendem os professores que as propostas existentes são desanimadoras.

De um lado não prepara o estudante para o ingresso nas universidades e, do outro, não contempla as novas realidades profissionais do País. Junte-se a isso tirar a obrigatoriedade de algumas disciplinas, precarizando ainda mais o curso.

É preciso uma ampla discussão sobre a Reforma do Ensino Médio e propor projetos inovadores, amparados pelo princípio da flexibilização curricular, mas que sejam mais criativos e possam trazer inovações para a formação dos alunos.

“Em resumo, há que ser mais responsável ao propor reformulações”, alerta a SBEM.

Leia o manifesto em anexo.



 GGN
Axact

Ronaldo

Blogueiro e livreiro, reproduzo as notícias que considero interessante para os amigos e disponíbilizo meu acervo de livros para possíveis clientes. Boa leitura e boas compras.

Poste aqui o seu comentário:

0 comments:

-Os comentários reproduzidos não refletem necessariamente a linha editorial do blog
-São impublicáveis acusações de carácter criminal, insultos, linguagem grosseira ou difamatória, violações da vida privada, incitações ao ódio ou à violência, ou que preconizem violações dos direitos humanos;
-São intoleráveis comentários racistas, xenófobos, sexistas, obscenos, homofóbicos, assim como comentários de tom extremista, violento ou de qualquer forma ofensivo em questões de etnia, nacionalidade, identidade, religião, filiação política ou partidária, clube, idade, género, preferências sexuais, incapacidade ou doença;
-É inaceitável conteúdo comercial, publicitário (Compre Bicicletas ZZZ), partidário ou propagandístico (Vota Partido XXX!);
-Os comentários não podem incluir moradas, endereços de e-mail ou números de telefone;
-Não são permitidos comentários repetidos, quer estes sejam escritos no mesmo artigo ou em artigos diferentes;
-Os comentários devem visar o tema do artigo em que são submetidos. Os comentários “fora de tópico” não serão publicados;