Pode até parecer coisa de ficção científica, mas o neurocientista italiano Sergio Canavero, da Universidade de Turim, garante que será capaz de realizar o transplante de cabeças em humanos já em 2017.



Canavero publicou os resultados de seus últimos três experimentos com animais na revista internacional de neurocirurgia Surgical Neurology International. Os estudos confirmaram a possibilidade de superar a principal dificuldade desse tipo de cirurgia: recuperar as funções da medula espinhal.

Assessorado por uma equipe de cirurgiões sul-coreanos, Canavero operou um cachorro totalmente paralisado do pescoço para baixo. Passadas duas semanas, o animal foi capaz de andar. Outros experimentos foram realizados em camundongos e ratos. Os camundongos não chegaram a se recuperar da paralisia. Já no grupo de controle de ratos, um voltou a andar.

Críticos alegam que o número de experimentos realizados por Canavero em ratos e camundongos é insuficiente para fornecer resultados conclusivos. Além disso, há quem diga que a equipe de Canavero não apresentou informações completas sobre a extensão dos danos sofridos pelo cachorro antes da cirurgia.

Apesar disso, o neurocientista planeja realizar o primeiro transplante de cabeça em humanos já no final de 2017. A ideia já foi acolhida por um hospital vietnamês, que ofereceu suas instalações e equipamentos para o procedimento.

© AFP 2016/ YURI KADOBNOV // Valery Spiridonov, candidato ao primeiro transplante de cabeça da história

Recentemente, o mais provável candidato ao polêmico procedimento, cidadão russo Valery Spiridonov, revelou o plano detalhado da cirurgia de Canavero. Segundo ele, a operação terá uma duração total de 36 horas, a cabeça devendo ficar destacada do corpo por no máximo uma hora. Em seguida, o paciente ficará em coma induzido por cerca de um mês, a fim de permitir a reconexão de todas as terminações nervosas. A reabilitação deverá durar cerca de um ano. Spiridonov é portador da síndrome Verdniga-Hoffmann, uma doença genética grave que enfraquece os músculos e gradualmente priva a pessoa da capacidade de se mover.




Sputik News
Axact

Ronaldo

Blogueiro e livreiro, reproduzo as notícias que considero interessante para os amigos e disponíbilizo meu acervo de livros para possíveis clientes. Boa leitura e boas compras.

Poste aqui o seu comentário:

0 comments:

-Os comentários reproduzidos não refletem necessariamente a linha editorial do blog
-São impublicáveis acusações de carácter criminal, insultos, linguagem grosseira ou difamatória, violações da vida privada, incitações ao ódio ou à violência, ou que preconizem violações dos direitos humanos;
-São intoleráveis comentários racistas, xenófobos, sexistas, obscenos, homofóbicos, assim como comentários de tom extremista, violento ou de qualquer forma ofensivo em questões de etnia, nacionalidade, identidade, religião, filiação política ou partidária, clube, idade, género, preferências sexuais, incapacidade ou doença;
-É inaceitável conteúdo comercial, publicitário (Compre Bicicletas ZZZ), partidário ou propagandístico (Vota Partido XXX!);
-Os comentários não podem incluir moradas, endereços de e-mail ou números de telefone;
-Não são permitidos comentários repetidos, quer estes sejam escritos no mesmo artigo ou em artigos diferentes;
-Os comentários devem visar o tema do artigo em que são submetidos. Os comentários “fora de tópico” não serão publicados;