Só para lembrar: o presidente em exercício, Michel Temer, fala a verdade quando diz que não é candidato à reeleição.


Não é e nem pode ser.

O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo enviou no dia 2 de junho à zona eleitoral de Temer uma certidão para constar do sistema da Justiça Eleitoral que o vice-presidente foi condenado nos termos da alínea “p” do artigo 1º da Lei Complementar 64/1990, a Lei das Inelegibilidades.

Em outras palavras: oficialmente Temer não é mais “ficha limpa”, do ponto de vista eleitoral. A certidão foi emitida porque, em maio, o TRE havia confirmado em segunda instância a condenação sofrida por Temer, no juízo de primeira instância, devido a doações acima do limite legal.

Na época a assessoria do então vice-presidente afirmou que se tratava apenas de um erro de cálculo nas contas da campanha.

Segundo o site “Conjur”, especializado em Direito, a certidão do TRE é uma praxe do tribunal para se adequar à Lei da Ficha Limpa (Lei Complementar 135/2010). Diz o site:

“De acordo com esse despacho, toda vez que alguém é condenado em segundo grau pela Justiça Eleitoral, deve constar de seu cadastro eleitoral que ele é inelegível, nos termos da LC 64, sem necessidade de um despacho do relator.

A certidão não gera qualquer problema para que Temer exerça o cargo de presidente em exercício ou de vice-presidente, para o qual já foi eleito. Será um obstáculo apenas para uma futura candidatura — ele já disse que não pretende concorrer à reeleição.”

Mas, do ponto de vista político, a certidão deve tranquilizar muita gente, especialmente os candidatos a presidente da República, que ficaram alvoroçados com a declaração do presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ) de que Temer poderá concorrer à reeleição caso se saia bem no governo.

O presidente em exercício chegou a divulgar nota negando interesse em ser candidato. Mas, sabe com é, em política os interesses vão e vêm…


TALES FARIA - Os Divergentes
Axact

Ronaldo

Blogueiro e livreiro, reproduzo as notícias que considero interessante para os amigos e disponíbilizo meu acervo de livros para possíveis clientes. Boa leitura e boas compras.

Poste aqui o seu comentário:

0 comments:

-Os comentários reproduzidos não refletem necessariamente a linha editorial do blog
-São impublicáveis acusações de carácter criminal, insultos, linguagem grosseira ou difamatória, violações da vida privada, incitações ao ódio ou à violência, ou que preconizem violações dos direitos humanos;
-São intoleráveis comentários racistas, xenófobos, sexistas, obscenos, homofóbicos, assim como comentários de tom extremista, violento ou de qualquer forma ofensivo em questões de etnia, nacionalidade, identidade, religião, filiação política ou partidária, clube, idade, género, preferências sexuais, incapacidade ou doença;
-É inaceitável conteúdo comercial, publicitário (Compre Bicicletas ZZZ), partidário ou propagandístico (Vota Partido XXX!);
-Os comentários não podem incluir moradas, endereços de e-mail ou números de telefone;
-Não são permitidos comentários repetidos, quer estes sejam escritos no mesmo artigo ou em artigos diferentes;
-Os comentários devem visar o tema do artigo em que são submetidos. Os comentários “fora de tópico” não serão publicados;