Os turistas aprovaram os Jogos Olímpicos no Rio. Este é resultado da pesquisa do Ministério do Turismo, que revela que 87,7% dos turistas estrangeiros que vieram para a Olimpíada Rio 2016 têm intenção de voltar ao Brasil e 94,2% dos brasileiros gostariam de voltar ao Rio de Janeiro.


O estudo mostra o índice de satisfação dos turistas em segurança, transporte público, infraestrutura e preços.

Em coletiva à imprensa, o Presidente da Embratur — Empresa Brasileira de Turismo, Vinicius Lummertz ressaltou que entre os atrativos mais bem avaliados pelos turistas está a hospitalidade carioca, elogiada por 93,6% dos brasileiros e 96% dos turistas internacionais. A diversão noturna também agradou. Para 93,6% dos viajantes nacionais e 96,2% dos internacionais o Rio de Janeiro é muito bom ou bom neste quesito.

"Um povo muito acessível, muito aberto e muito disponível, o que cria o paradoxo de mesmo tendo uma dificuldade de idioma compensasse isso por um esforço de relacionamento cada vez mais raro, e aí eu falo agora como Embratur, no âmbito do turismo."

O Ministro Chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha, chamou atenção para os resultados da pesquisa na questão da segurança, que teve avaliação positiva por mais de 88% dos turistas internacionais e 87% dos turistas brasileiros, contradizendo segundo o Ministro as expectativas dos pessimistas.

"Segurança? Rio de Janeiro ah, não vai ter Olimpíada na questão da segurança (ironizou o ministro). Vocês viram aqui a aprovação do nível de segurança pelo turista estrangeiro 88,6%, ou seja, 90% de aprovação."

A principal queixa dos turistas brasileiros dos alimentos nas arenas de competições. 22% dos visitantes consideraram os preços muito ruins. 28% ruim, 29% regular, e somente 18% consideraram os preços bons ou ótimos. Já 42% dos turistas estrangeiros também avaliaram de forma negativa os preços praticados em alimentos nas arenas.

Em média o turista brasileiro ficou dez dias no Rio de Janeiro e gastou cerca de R$ 340 por dia. O turista estrangeiro ficou quase 12 dias e gastou US$ 103 por dia.

A maior parte dos turistas estrangeiros vieram dos Estados Unidos, 21,2%, em segundo lugar está a Argentina, com 14,8% e em terceiro lugar a Inglaterra, com 4,8% dos turistas no Rio. Já entre os brasileiros, a maior parte dos turistas nacionais vieram da região Sudeste, 51,1%, seguido do Nordeste, 18,5% e a Região Sul, com 15,7% de visitantes no Rio.

Em relação a isenção de visto em caráter excepcional para a Olimpíada e Paralimpíada a pesquisa revela que foi usada por 74,7% dos turistas internacionais dos países beneficiados (EUA, Canadá, Japão e Austrália) e 82,2% deles afirmaram que a medida facilitaria um retorno ao Brasil.

No quesito transportes. Os aeroportos foram elogiados por 94,6% dos turistas estrangeiros e 91,6% dos brasileiros.

A pesquisa com os turistas nacionais foi desenvolvida pela GMR Inteligência & Pesquisa, que ouviu 4.150 pessoas de 03 a 16 de agosto nas arenas esportivas e Bouvelard Olímpico. O levantamento com os turistas internacionais, foi realizado pela Fundação Instituto de Pesquisa Econômica (FIPE), que ouviu 1.262 estrangeiros nos aeroportos entre os dias 6 e 16 de agosto.


Sputnik News
Axact

Ronaldo

Blogueiro e livreiro, reproduzo as notícias que considero interessante para os amigos e disponíbilizo meu acervo de livros para possíveis clientes. Boa leitura e boas compras.

Poste aqui o seu comentário: