Caçada

Globo, Moro, Veja, Folha, Estadão.

Moro, Lava Jato.

Quem vai indenizar Lula pela tortura imposta a ele no caso do apartamento do Guarujá?

Quanto?

Tem preço?

Tanta difamação, tanta perseguição, tanta informação falsa — para afinal a PF concluir que o apartamento não é de Lula?

É um caso icônico dentro do golpe.

Antes, e acima de tudo: o fim da história deveria ter sido o prólogo. Antes de massacrar Lula e família, antes de vazar maldades para manchetes canalhas, a PF tinha que investigar direito o caso.

Quantos recursos teriam sido poupados, para falar em dinheiro público?

Num mundo menos imperfeito, até os leitores seriam indenizados por terem sido tão manipulados e malinformados.

Mas este nosso mundo moldado por uma plutocracia abjeta é muito, muito imperfeito.

Nesta história, a medalha de ouro vai para a Globo. Foi o Globo que começou a campanha. Lembro a primeira vez que li uma “reportagem” no Globo.

Deus, transeuntes eram citados. “Vi Lula um dia aqui”, coisas do gênero. As evidências eram patéticas.

E em meio a esse descalabro jornalístico, capas de revistas, manchetes de jornais, minutos intermináveis no Jornal Nacional, aulas de moral por comentaristas em todas as mídias.

A isso se dá o nome de jornalismo de guerra.

O fim da farsa mostra também quanto Lula acertou em recorrer à ONU. É caça. Vale tudo contra ele, sob os olhares complacentes, ou até cúmplices, dos magistrados do STF.

Um pedido de desculpas é o mínimo que Globo, Moro, Folha etc deveriam fazer.

Mas isso não acontecerá. A imprensa vai esconder em espaços nanicos a notícia. Vai fingir que nada ocorreu. Que tudo foi rotineiro, banal, dentro das regras elementares do jornalismo. Os fatos é que erraram, para usar a grande expressão de Nelson Rodrigues.

E assim vai se encerrar um capítulo exemplar da infame campanha movida pela mídia e por Moro contra Lula.

Diário do Centro do Mundo
Axact

Ronaldo

Blogueiro e livreiro, reproduzo as notícias que considero interessante para os amigos e disponíbilizo meu acervo de livros para possíveis clientes. Boa leitura e boas compras.

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