O secretário de Estado dos EUA, John Kerry, anunciou nesta quinta-feira (4) que ele vai entregar ainda hoje o primeiro lote de registros desclassificados sobre o golpe militar de 1976 na Argentina ao presidente do país, Mauricio Macri.

"Ainda hoje, vou entregar o primeiro lote desses documentos desclassificados ao presidente Macri, com mais para vir no futuro à medida que continuemos neste esforço", disse Kerry em uma entrevista coletiva conjunta com a ministra das Relações Exteriores da Argentina, Susana Malcorra.

Kerry acrescentou que a entrega faz parte da promessa do presidente norte-americano Barack Obama de compartilhar registros adicionais do governo dos EUA sobre o golpe, que incluem dados militares e dos serviçoes de inteligência, em resposta a pedidos de Macri e de grupos de direitos humanos.

Este ano marcou o 40º aniversário do golpe militar de 1976, que derrubou a presidente Isabel Perón e provocou a chamada "Guerra Suja", na qual dezenas de milhares de argentinos foram presos, torturados e assassinados.


Sputnik Brasil
Axact

Ronaldo

Blogueiro e livreiro, reproduzo as notícias que considero interessante para os amigos e disponíbilizo meu acervo de livros para possíveis clientes. Boa leitura e boas compras.

Poste aqui o seu comentário: