O presidente afastado da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, não poderia ser mais claro do que foi na sessão de hoje na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Letra por letra, disse: “eu sou vocês amanhã”.

O slogan da “poderosa e potente” vodca Orloff reinou nas décadas de 80 e 90 principalmente para explicar a relação Argentina e Brasil nos planos da economia e da política.


Os hermanos saíram da ditadura com Alfonsin e nós com Sarney. Ambos fizeram governos fracos e mal avaliados ao seu final. Mas também fizeram sucesso por um tempo com dois planos econômicos. O Austral na Argentina foi a base que gerou o Plano Cruzado.

Depois veio Menen que privatizou até banco de praça por lá. E o mesmo fez FHC por aqui. O eleitor para isso tinha sido Collor, mas seu governo derrapou logo de cara.

O fato é que o que acontecia antes na Argentina, depois se repetia no Brasil. O tal efeito Orllof. Efeito de uma vodca que podia pecar em tudo, menos na dor de cabeça do dia seguinte.

E assim, hoje, o nosso homem público mais acusado do momento, o sr Eduardo Cunha, deixou claro para seus amigos (?) de mandato que a ressaca que está lhe tirando o sono também os irá incomodar no futuro.

E mais do que isso. Deixou ainda mais claro que aqueles que se colocarem contra ele na Comissão terão o seu ódio eterno. E sua vingança fria.

Cunha, até as esquinas de Brasília já sabem, vai fazer um acordo de delação premiada.

Como todos os outros que delataram, ele será seletivo. Dará o nome de alguns e salvará outros.

Cunha sabe que mesmo assim terá sua pele exposta em praça pública e vai pagar uns anos de cadeia, mas tenta agora, com este lance, livrar suas filha e esposa do confinamento.

O efeito Orloff tende a fazer muitas vítimas. Cunha não tem mais o que perder e por isso já age como batedor de carteira à luz do dia. Suas chantagens deixaram os gabinetes. Agora voam em palavras claras pelo plenário.



Blog do Rovai
Axact

Ronaldo

Blogueiro e livreiro, reproduzo as notícias que considero interessante para os amigos e disponíbilizo meu acervo de livros para possíveis clientes. Boa leitura e boas compras.

Poste aqui o seu comentário:

0 comments:

-Os comentários reproduzidos não refletem necessariamente a linha editorial do blog
-São impublicáveis acusações de carácter criminal, insultos, linguagem grosseira ou difamatória, violações da vida privada, incitações ao ódio ou à violência, ou que preconizem violações dos direitos humanos;
-São intoleráveis comentários racistas, xenófobos, sexistas, obscenos, homofóbicos, assim como comentários de tom extremista, violento ou de qualquer forma ofensivo em questões de etnia, nacionalidade, identidade, religião, filiação política ou partidária, clube, idade, género, preferências sexuais, incapacidade ou doença;
-É inaceitável conteúdo comercial, publicitário (Compre Bicicletas ZZZ), partidário ou propagandístico (Vota Partido XXX!);
-Os comentários não podem incluir moradas, endereços de e-mail ou números de telefone;
-Não são permitidos comentários repetidos, quer estes sejam escritos no mesmo artigo ou em artigos diferentes;
-Os comentários devem visar o tema do artigo em que são submetidos. Os comentários “fora de tópico” não serão publicados;