Por: Maddie Stone




A Sibéria, terra de filhotes de leão congelados e crateras inexplicáveis, voltou ao noticiário nesta semana devido a mais um fenômeno natural estranho. O chão devia balançar desse jeito? Não, mas há uma explicação provável: muito gás.

Este fenômeno extraordinário foi testemunhado por um grupo de cientistas que trabalhavam na remota Ilha Belyi, na Península de Iamal. De acordo com o Siberian Times, quando os pesquisadores perfuraram o solo, metano e dióxido de carbono foram liberados, sugerindo que um conjunto de gases no solo é ao menos parcialmente responsável por esse balanço.



Não é loucura se considerarmos a biologia da tundra. A Sibéria é lar de solos espessos permafrost que contém matéria orgânica saturada em água e que foi desenvolvido ao longo de dezenas de milhares de anos. Uma grande preocupação, aqui ou em qualquer parte do Ártico, é que a Terra conforme é aquecida e e esses solos descongelam, façam os micróbios aproveitarem todos esses alimentos livres, liberando enormes quantidades de carbono no ar.

E quando as concentrações de oxigênio são baixas – como é frequentemente no caso desses solos – a decomposição de matéria orgânica produz metano.

O metano tem cerca de 84 vezes o potencial de aquecimento global do CO2 em curto prazo, então é melhor que ele continue preso no solo.

O pesquisador Alexander Sokolov disse ao Siberian Times que a ilha remota está atravessando um verão bastante quente, o que não surpreende considerando que o mundo inteiro vem passando por isso. Será que solos permafrost gasosos em decomposição são um prenúncio do nosso futuro? Não seria o primeiro sinal de alerta dado pelo Ártico neste ano.

[Siberian Times via Motherboard]



Gizmodo Brasil

Axact

Ronaldo

Blogueiro e livreiro, reproduzo as notícias que considero interessante para os amigos e disponíbilizo meu acervo de livros para possíveis clientes. Boa leitura e boas compras.

Poste aqui o seu comentário:

0 comments:

-Os comentários reproduzidos não refletem necessariamente a linha editorial do blog
-São impublicáveis acusações de carácter criminal, insultos, linguagem grosseira ou difamatória, violações da vida privada, incitações ao ódio ou à violência, ou que preconizem violações dos direitos humanos;
-São intoleráveis comentários racistas, xenófobos, sexistas, obscenos, homofóbicos, assim como comentários de tom extremista, violento ou de qualquer forma ofensivo em questões de etnia, nacionalidade, identidade, religião, filiação política ou partidária, clube, idade, género, preferências sexuais, incapacidade ou doença;
-É inaceitável conteúdo comercial, publicitário (Compre Bicicletas ZZZ), partidário ou propagandístico (Vota Partido XXX!);
-Os comentários não podem incluir moradas, endereços de e-mail ou números de telefone;
-Não são permitidos comentários repetidos, quer estes sejam escritos no mesmo artigo ou em artigos diferentes;
-Os comentários devem visar o tema do artigo em que são submetidos. Os comentários “fora de tópico” não serão publicados;