Jornal GGN - Um total de 14 candidatos irão disputar as eleições na Câmara dos Deputados nesta quarta-feira (13), em sessão marcada para ter início ás 16 horas. Entenda, aqui, tudo sobre o rito de escolha do Presidente da Câmara. Inicialmente com 17 candidatos, a deputada Maria do Rosário (PT-RS), Fausto Pinato (PP-SP) e o parlamentar do PRB-SP, Beto Mansur, desistiram da disputa.

O que diz a lei?
Eleito por votação entre os deputados federais, o mandato é de dois anos. A reeleição ao cargo é proibida. De acordo com o artigo 80 da Constituição Federal, o presidente da Câmara é o segundo na linha sucessória presidencial, depois do vice-presidente da República.

Mandato-tampão
O ex-presidente da Câmara, Eduardo Cunha, renunciou do posto na última quinta-feira (07). A partir daí, a Casa teve o prazo de cinco sessões para escolher o novo presidente. O deputado comandará a Câmara em mandato-tampão até fevereiro de 2017, quando novas eleições serão convocadas.

Candidatos
Qualquer deputado tinha a possibilidade de lançar candidatura até as 12h desta quarta-feira. Também há um prazo de desistência de até uma hora antes da votação para os já registrados.


Votação
A votação começa após o início da sessão, marcada para as 16h, quando os candidatos terão 10 minutos cada um para discursar. Como há um total de 14 candidatos, a sessão deve durar entre 2 e 3 horas. A partir das 18h, os líderes das bancadas também terão direito de fala de 10 minutos, podendo estender a sessão para a noite.

A abertura das urnas não tem definição de horário, devendo ocorrer após os discursos. Também não há uma ordem definida para cada deputado dirigir-se às cabines para votar. Mas a lista de discursos já foi estabelecida (acompanhe abaixo).

Os deputados votam somente no cargo de presidente, em votação secreta, e por se tratar de mandato-tampão o restante da Mesa Diretora não será trocada.

Um prazo limite de votação também será determinado pelo interino, Waldir Maranhão (PP-MA).
Se um dos deputados alcançar 257 votos, é automaticamente eleito. Caso contrário, haverá segundo turno entre os dois primeiros colocados.

Segundo turno
Em caso de segundo turno, os dois primeiros eleitos automaticamente entram para a disputa.

A votação, neste caso, começa logo após o fim do primeiro turno. Caso ocorra, a previsão é que seja uma hora após a primeira sessão de votação, entrando pela noite na Câmara.

Neste caso, vence quem alcançar a metade simples dos votos, ou seja, a metade mais um. Em caso de novo empate, o candidato com maior idade entre os de maior número de legislaturas na Casa é eleito.

Acompanhe, abaixo, a lista completa dos 14 candidatos à Presidência da Câmara, por ordem de discursos:

1. Rodrigo Maia (DEM-RJ)
2. Evair Vieira de Melo (PV-ES)
3. Miro Teixeira (REDE-RJ)
4. Giacobo (PR-PR)
5. Cristiane Brasil (PTB-RJ)
6. Luiza Erundina (PSOL-SP)
7. Fabio Ramalho (PMDB-MG)
8. Carlos Manato (SD-ES)
9. Carlos Henrique Gaguim (PTN-TO)
10. Marcelo Castro (PMDB-PI)
11. Rogério Rosso (PSD-DF)
12. Gilberto Nascimento (PSC-SP)
13. Esperidião Amin (PP-SC)
14. Orlando Silva (PCdoB-SP)



GGN
Axact

Ronaldo

Blogueiro e livreiro, reproduzo as notícias que considero interessante para os amigos e disponíbilizo meu acervo de livros para possíveis clientes. Boa leitura e boas compras.

Poste aqui o seu comentário:

0 comments:

-Os comentários reproduzidos não refletem necessariamente a linha editorial do blog
-São impublicáveis acusações de carácter criminal, insultos, linguagem grosseira ou difamatória, violações da vida privada, incitações ao ódio ou à violência, ou que preconizem violações dos direitos humanos;
-São intoleráveis comentários racistas, xenófobos, sexistas, obscenos, homofóbicos, assim como comentários de tom extremista, violento ou de qualquer forma ofensivo em questões de etnia, nacionalidade, identidade, religião, filiação política ou partidária, clube, idade, género, preferências sexuais, incapacidade ou doença;
-É inaceitável conteúdo comercial, publicitário (Compre Bicicletas ZZZ), partidário ou propagandístico (Vota Partido XXX!);
-Os comentários não podem incluir moradas, endereços de e-mail ou números de telefone;
-Não são permitidos comentários repetidos, quer estes sejam escritos no mesmo artigo ou em artigos diferentes;
-Os comentários devem visar o tema do artigo em que são submetidos. Os comentários “fora de tópico” não serão publicados;