O feitiço virou contra o feiticeiro, pois o deputado federal Diego Garcia (PHS-PR) foi expulso ontem (20) da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), campus do município de Jacarezinho, Norte Pioneiro do Paraná, durante tentativa de realização da convenção do partido dele. O parlamentar foi muito vaiado e xingado de “fascista” e “golpista”. Abaixo, assista ao vídeo:



O Centro Acadêmico de História (CAHIS) lançou nota de repúdio ao deputado, nesta quinta (21), afirmando que a universidade “não deve receber divulgações de partidos políticos”.

As escolas devem ser laicas, plurais e suprapartidárias. Portanto, as instituições de ensino superior também se enquadram nessa modalidade democrática — sem censura.

Abaixo, reproduzo informações do site NP Notícias e, na sequência, do CAHIS:

Convenção na UENP termina com vaias,estresse e expulsão

Deputado e os “purinhos” do PHS foram chamados de “fascistas” por alunos universitários em Jacarezinho

A convenção partidária do PHS e PTN em Jacarezinho na noite desta quarta-feira, 20, terminou com vaias e expulsão dos pré candidatos pelos alunos do campus CLCA/CCHE/CJ da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP).

A data foi a primeira autorizada pela Justiça Eleitoral para os inícios das convenções para os que pretendem disputar as eleições municipais em outubro.

A reunião acabou sendo terminada por estudantes e professores aos gritos de “Golpista”, “Fascista” e de Ordem contra o Projeto de Escola sem Partido que está no Senado direcionadas ao deputado federal Diego Garcia.O parlamentar preside o PHS no Paraná e é chamado de “purinho” ,assim como seus seguidores, “pois a postura arrogante é de que não possuem pecados”,disseram alguns manifestantes.


O vexame atinge as pré-candidaturas do PHS em todo Norte Pioneiro.”Diego Arregão”, “Fora PHS” e “Fascista” foram os gritos de ordem mais ouvidos.

A Polícia Militar foi acionada para acompanhar os pré candidatos para fora do local.

A reportagem verificou a Página Oficial na Rede Social do deputado federal Diego Garcia, mas até o momento nenhuma postagem ou comunicado oficial ainda havia sido feito.A assessoria de Imprensa ainda não divulgou nota esclarecendo a vergonha.

Centro Acadêmico de História – CAHIS

[NOTA DE REPÚDIO]

O Centro Acadêmico de História, representação estudantil dos alunxs do curso de História da Universidade Estadual do Norte do Paraná, no uso das suas atribuições, expressa seu mais profundo REPÚDIO contra o evento organizado pelo partido PHS.

Na noite do dia 20 de julho de 2016, o PHS realizou uma convenção partidária dentro do salão nobre do Centro de Ciências Humanas e da Educação e do Centro de Letras Comunicação e Artes com o objetivo de lançar candidatos à prefeitura e câmara de vereadores da cidade de Jacarezinho, contendo uma mesa formada por integrantes do partido, entre eles o Deputado Federal Diego Garcia.

O CAHIS repudia veemente essa atitude, uma vez que a universidade, instituição que tem por obrigação zelar sempre pelo compromisso com o conhecimento, não deve receber divulgações de partidos políticos.

Sabemos que a universidade realiza acordos com o então deputado, mas isso não dá o direito de um partido conservador que defende projetos de leis como “Escola Sem Partido”, “Estatuto da Família” e condena as discussões de gênero dentro das escolas, por exemplo, transitem em uma universidade pública. Sua ideologia não tem responsabilidade com a comunidade científica, mas sim condenam uma postura democrática e laica em espaços como esse.

Os alunos da universidade tomaram conhecimento do evento e se dirigiram até o salão nobre explicitando toda a indignação por um evento desse segmento estar ocorrendo dentro da UENP. Foi chamada a Policia Militar, instituição que não deve adentrar o espaço universitário, coagindo uma manifestação pacífica dos estudantes, para dar escolta a saída do deputado. Nesse momento dois alunxs da universidade foram agredidos com gás lacrimogênio.

O Centro Acadêmico de História, formado por alunxs da universidade, acreditando na potência de uma universidade pública de qualidade e plural CONDENA a organização de tal evento e aclama a todxs estudantxs que não se sentindo confortáveis se manifestaram no nosso espaço por direito.

Att
Centro Acadêmico de História – Gestão Empoderatempo.



Blog do Esmael
Axact

Ronaldo

Blogueiro e livreiro, reproduzo as notícias que considero interessante para os amigos e disponíbilizo meu acervo de livros para possíveis clientes. Boa leitura e boas compras.

Poste aqui o seu comentário: