A imagem acima mostra o complexo de nuvens Rho Ophiuchi, uma nebulosa escura de gás e poeira a 394 anos-luz de distância da Terra. As cores espetaculares das suas nuvens destacam os muitos processos que ocorrem lá.

As regiões azuis brilham principalmente pela luz refletida. A luz azul da estrela Rho Ophiuchi e de estrelas próximas refletem de forma mais eficiente nesta porção da nebulosa do que a luz vermelha. O céu diurno da Terra parece azul pela mesma razão.

As regiões vermelhas e amarelas brilham principalmente por causa das emissões de gás atômico e molecular da nebulosa. A luz das estrelas azuis próximas lançam elétrons para longe do gás que, em seguida, brilha quando os elétrons se recombinam com o gás.
As regiões marrons são causadas por grãos de poeira nascidos nas atmosferas de jovens estrelas, o que efetivamente bloqueia a luz emitida por trás delas.
As nuvens de Rho Ophiuchi são ainda mais coloridas do que nós seres humanos podemos ver – elas emitem luz em cada faixa de comprimento, de ondas de rádio a raios gama. [NASA]

 Hypescience
Axact

Ronaldo

Blogueiro e livreiro, reproduzo as notícias que considero interessante para os amigos e disponíbilizo meu acervo de livros para possíveis clientes. Boa leitura e boas compras.

Poste aqui o seu comentário: